Minas Gerais divulga seus atrativos em Festival de Cinema nos Estados Unidos

O festival é realizado com o objetivo de apresentar e fortalecer as potencialidades dos destinos do Brasil, através da comercialização do produto audiovisual brasileiro.

  
  

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais acertou parceria com a Embratur para divulgar os destinos turísticos mineiros na 7ª Edição do Brazil Cine Fest, festival internacional de cinema, que acontecerá de 2 a 7 de agosto, em Nova York, nos Estados Unidos. O festival é realizado com o objetivo de apresentar e fortalecer as potencialidades dos destinos do Brasil, através da comercialização do produto audiovisual brasileiro. O evento tem público estimado de 50 mil espectadores.

A participação neste festival se insere na política pública da Setur-MG para promoção e apoio à comercialização do destino Minas Gerais. “O Estado está pronto para o turismo internacional – nosso foco agora é incentivar que nossos produtos sejam comercializados e divulgados nos maiores mercados mundiais”, concluiu a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.

A Setur-MG realizará ações promocionais para o público em estandes durante os seis dias do evento, cuja a abertura acontecerá no Central Park. Também serão realizadas visitas aos operadores da cidade de Nova York, com o objetivo de buscar apoio para a comercialização de produtos mineiros no mercado americano.

Minas Gerais será representada pelo filme “Fronteira”, do cineasta Rafael Conde. A película mostra o conflito de uma jovem do interior que do Estado, reverenciada como santa pelos moradores da pequena localidade, e que vive uma paixão intensa por um viajante de passagem pela região. O romance é retratado em meio a belas paisagens, entre elas as cenas principais que foram filmadas na Sede da Fazenda Água Limpa, em Conselheiro Lafaiete, no Alto Paraopeba. O filme foi eleito pela Academia Brasileira de Letras como o Melhor Roteiro de Cinema, em 2009. A história é baseada no romance “Fronteira”, do escritor Cornélio Penna.

Dois produtores mineiros da Usina Digital participarão do festival com a missão de apresentar Minas como o destino a ser escolhido para compor as próximas gravações de filmes norte-americanos. Na programação do Brazil Cine Fest, também estão previstos diálogos e debates visando a troca de ideias e de experiências entre o setor audiovisual brasileiro e norte-americano. Essa ação conta com a parceria da Minas Film Comission e da Secretaria de Estado da Cultura.

Mercado prioritário

Os Estados Unidos são considerados mercado prioritário para a promoção turística internacional de Minas Gerais e do Brasil. O país é o segundo emissor de turistas para o Brasil, ficando atrás apenas da Argentina. Dados da Embratur mostram que 699 mil norte-americanos visitaram o Brasil em 2007.

A Secretaria de Estado de Turismo desenvolve o Programa Decola Minas desde 2008, que visa a captação de novos vôos internacionais e nacionais para Minas Gerais com o objetivo de dar mais conforto no acesso de passageiros e aumentar o fluxo turístico no Estado. Desde 2008, o estado possui ligação aérea internacional direta com os Estados Unidos, por meio do voo BH-Miami, operado pela American Airlines.

A implementação desta nova rota e também dos voos BH a Lisboa (TAP); BH a Paris (TAM) e BH ao Panamá (Copa Airlines) aumentaram em seis vezes o número de passageiros internacionais que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Confins, entre janeiro e outubro do ano passado. Em 2008, desembarcaram 66.628 passageiros enquanto no mesmo período de 2007 foram 11.149 passageiros. O levantamento foi realizado pela Infraero.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em