Setur mostra atrações do Maranhão em revistas internacionais

Nos últimos meses, a cultura popular, o patrimônio histórico, a comida típica e os pontos turísticos ecológicos como os Lençóis Maranhenses foram divulgados em várias revistas internacionais.

  
  
Lençóis Maranhenses

Nos últimos meses, a cultura popular, o patrimônio histórico, a comida típica e os pontos turísticos ecológicos como os Lençóis Maranhenses foram divulgados em várias revistas internacionais graças à articulação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Uma das revistas que concedeu maior espaço ao Maranhão, 13 páginas, com direito a ser capa da publicação, foi a italiana Tutto Turismo, de janeiro deste ano. São duas matérias, uma destacando, com fotos, a diversidade cultural, o Centro Histórico e a noite de São Luís e, outra voltada especificamente, para as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses.

O secretário de Turismo, João Martins Neto, disse que o “Governo do Estado vem atuando no sentido de massificar o forte apelo do turismo maranhense também fora do país, recorrendo a publicações especializadas”. Outro exemplo deste trabalho da Setur é a Brasil Travel News, edição internacional, cuja foto dos Lençóis Maranhenses ilustra a capa da publicação, com o destaque: “Maranhão – Quem conhece se apaixona”. A matéria enfoca a beleza dos Lençóis, com várias fotos, além de mostrar as belezas da capital maranhense, “São Luís, um sonho de ilha”.

A Folha do Turismo – Brasil , edição de fevereiro, na sua publicação voltada para a língua italiana, também reserva um bom espaço para o Maranhão, com destaque para o caldeirão cultural de São Luís e para as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses. Em outra edição da mesma Folha do Turismo, só que voltada para o espanhol, os Lençóis voltam a ser destaques, com belas fotos do santuário ecológico maranhense. Em outra edição da revista, publicada em Lisboa, Portugal, o destaque é para a diversidade cultural de São Luís, que “reúne cultura, tradições e muito agito”.

Um encarte da mesma Folha do Turismo publica uma ampla matéria ilustrada com vários fotos enfocando a cultura popular, as belezas naturais e o Centro Histórico do Maranhão. Na capa da publicação, aparece em destaque uma foto dos Lençóis Maranhenses. A gastronomia maranhense também ganhou espaço, e segundo a revista, ela “satisfaz todos os paladares”. Uma das matérias destaca que “No Maranhão é festa o ano inteiro” e que o Bumba-Meu-Boi é tradição na capital.

A matéria sobre o Maranhão publicada na revista Brasil Travel News, edição internacional, aparece em português e também na versão em espanhol. A matéria é detalhada, com destaque para o caldo cultural de São Luís, batizada de “um sonho de ilha e cidade do folclore”. A matéria conta a história do nascimento da cidade, fala das manifestações culturais, dos pontos turísticos, dos prédios históricos e casarios.

“Independente da discussão se São Luís, capital do Estado do Maranhão, foi fundada pelos portugueses ou pelos franceses, a cidade só consegue ser vista como uma das capitais mais lindas do Brasil, que agrega história, folclore, praias e muitas festas”, enfatiza a publicação. “São Luís já foi chamada de Ilha do Amor (por causa do seu expressivo número de poetas); Jamaica Brasileira (pela chegada do reggae ao Maranhão com força total, nos anos 70) ou ainda Cidade dos Azulejos, em função da arquitetura e decoração azulejada dos seus antigos casarões, vindos da Europa”, diz a mesma revista.

Fonte: Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão]

  
  

Publicado por em

Paula

Paula

24/11/2011 17:21:45
Eu achei ótimo esse ponto turistico do Maranhão.

Adryana

Adryana

10/07/2009 13:36:34
essas me relembram muitas coisas da minha terra natal.