Sítios arqueológicos serão abertos para visitação em Pedro II

A população de Pedro II e os turistas contarão agora com mais atrativos durante o Festival de Inverno, que acontece de 11 a 14 de junho.

  
  

A população de Pedro II e os turistas contarão agora com mais atrativos durante o Festival de Inverno, que acontece de 11 a 14 de junho. O sítio arqueológico Torres e o Sítio Buriti dos Aquiles, que assim ficaram conhecidos devido à região em que se situam, serão inaugurados e abertos à visitação na quinta-feira (11).

De acordo com a secretária de Turismo de Pedro II, Virna Galvão, os parques estarão abertos para visitação durante todo o dia e serão mais uma opção de turismo para os visitantes, com monumentos naturais e algumas pinturas rupestres. “Os parques receberam infraestrutura de iluminação, passarelas, trilhas, onde os visitantes poderão apreciar uma bela paisagem”, disse.

As visitas e a supervisão dos parques ficarão por conta da Associação de Condutores de Turismo (Acontur), que guiará os passeios e reforçará as necessidades de cuidados com os recursos naturais.

De acordo o secretário da Acontur, Cleandro Oliveira, será feita uma organização da capacidade de carga, onde cada sítio poderá receber no máximo 15 visitantes por grupo. “Foi feito um estudo pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - que identificou pinturas rupestres tanto de tradição nordeste como geométrica e estamos tendo todos os cuidados necessários para preservar essas áreas. O roteiro dos sítios é mais uma opção para os turistas que desejam conhecer a arte rupestre deixada pelos antepassados e entrar em contato com a natureza”, disse.

A diretora da Secretaria de Turismo do Piauí, Liége Moura, informou que está sendo feito um trabalho de capacitação com os condutores e também com as empresas que oferecem passeios com turismo de natureza em Pedro II, no sentido de instruí-lo para serem multiplicadores de consciência ambiental durante as visitas. As oficinas já estão acontecendo para qualificar o atendimento aos turistas.

Neste fim de semana (6 e 7), os condutores receberão oficinas de primeiros socorros e sobre a importância de preservar a memória dos antepassados, com a participação da representante do Iphan, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Turismo.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em