Sol, paz e cultura no litoral alagoano

É a rota Caminho de Sol e Charme na Costa dos Corais.

  
  
Água cristalina com temperatura amena e piscinas naturais tornam o litoral de Alagoas um destino inesquecível

Os encantos de Alagoas começam pela capital, Maceió. Destaque para as belezas naturais, com praias de temperatura amena, água cristalina e uma ampla orla. As piscinas naturais espalhadas por toda a costa convidam o turista a relaxar, deixar os problemas de lado, esquecer o mundo, entrar em harmonia com a natureza e mergulhar na paz interior. É a rota Caminho de Sol e Charme na Costa dos Corais.

Atrativos não faltam. Paripueira, primeiro município da região, é conhecido pelas piscinas de águas tranqüilas e mornas. Ambiente ideal para levar a família, sem preocupação com ondas e mar agitado. A Ilha da Crôa, na Barra de Santo Antônio, exibe uma grande extensão de bancos de areia, com labirintos e grandes currais de pesca. Outra opção é o passeio de off road pela Praia de Carro Quebrado seguindo até a Praia de Morros, em Matriz de Camaragibe, onde falésias de cor laranja compõem o cenário.

São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Japaratinga figuram entre os refúgios mais charmosos da região. Lá os turistas encontram pousadas aconchegantes com uma ambientação diferenciada, serviço de alta qualidade e uma hospitalidade marcante de um povo simples. A gastronomia local chama a atenção pelo sabor e diversidade.

Maragogi destaca-se como o 2º pólo turístico do estado. O principal atrativo são as piscinas naturais ou galés, reduto perfeito para a um bom mergulho. Pelo litoral norte, a Costa dos Corais, com a 2ª maior barreira de corais do mundo, representa um espetáculo a parte, única e inigualável. Outras opções são os passeios de bugres, as trilhas ecológicas e contemplação do peixe boi. Impossível não sair renovado depois de respirar o ar puro em contato direto com a natureza exuberante.

Os atrativos da região, no entanto, não se restringem ao sol e praia. A cidade de Maceió tem muito mais a oferecer aos visitantes. Os museus retratam a história e a cultura local. No city tour indicado para o primeiro dia de viagem os turistas conhecerão um pouco da memória alagoana. Entre as personalidades que fizeram parte dessa história, figura o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda e Calabar. O artesanato da região tem destaque na utilização da casca e fibra do coco e da bananeira, nas palhas de coqueiros e madeira de jaqueira como seus principais materiais.

Edilene Souza dos Santos

A mestre artesã trabalha com a fibra do ouricuri, uma espécie de palmeira típica de Alagoas. As mãos hábeis da artista transformam a matéria-prima em objetos de decoração, bandejas, mandalas, suplar e jogos americanos. Cadastrada na associação do Pontal de Coruripe, Edilene utiliza o trançado para confeccionar o artesanato. Mais informações no http://ecosol.noosfero.com.br/associacao-das-artesas-do-pontal-do-coruripe-coruripe.

Fonte: Salão Nacional do Turismo

  
  

Publicado por em