Sonhar faz parte da nossa história

Com o tema Império, Petrópolis valoriza a cultura local e oferece experiências turísticas inesquecíveis

  
  
Petrópolis (RJ): Viajando, brasileiros podem reviver os sonhos do Brasil Império

Sonhar faz parte história do Brasil. Essa é a proposta de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, para o projeto Economia da Experiência. O objetivo do projeto é valorizar, na formatação dos roteiros, a cultura, o artesanato, a história, tudo que é único e remete a algo original do lugar visitado. Isso para que o turista vivencie emoções e experiências diferenciadas que ficarão na memória.

Em Petrópolis, embalado pelas lembranças do Brasil Império, o turista viajará pela história da cidade em um sarau no Museu Imperial ou, ainda, em piqueniques à beira de rios e cachoeiras como os antigos membros da Corte. O visitante poderá, ainda, saborear as iguarias apreciadas pelos nobres. Além disso, já pensou plantar uma muda da Mata Atlântica, gravar seu nome e acompanhar o crescimento da planta pela internet? Sim, isso é possível, e está entre as atividades oferecidas por um empreendimento local.

Para Evanyr Noel, da agência Imperial Tour, em Petrópolis (RJ), um grande benefício do projeto foi a conscientização turística dos empreendedores locais. “Os empresários começaram a perceber que todos nós estamos em Petrópolis e que o tema Império pode ser trabalhado em qualquer empreendimento, seja da gastronomia, do ecoturismo, da hospedagem”, destaca.

Noel explica que a cidade já recebe turistas que desejam maior convívio com a comunidade local e possuem curiosidade sobre a história de Petrópolis. “As pessoas querem saber mais sobre o lugar visitado. Esse projeto traz um novo olhar, cria uma nova maneira de ver o destino. Tudo isso vai levar o turista a ter uma vivência mais gostosa da nossa história como participante, ator do processo, não só visitando, mas vivenciando e interagindo com tudo. Isso vem agregar muito ao destino Petrópolis”, ressalta.

Turistas já podem visitar os destinos contemplados pelo projeto, onde terão experiência diferenciadas e memoráveis. Além de Petrópolis, o projeto contempla Belém (PA), Costa do Descobrimento (BA), Bonito (MS) e Região da Uva e Vinho – Serra Gaúcha (RS).

O Economia da Experiência é desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Sebrae Nacional e sob gestão do IMB. Até esta sexta-feira (23), durante a Feira das Américas (Abav 2009), no Riocentro (RJ), os produtos de cada destino serão apresentados no estande Tour da Experiência, no pavilhão 3.

Petrópolis - Sonhar faz parte da nossa história

Sonho Imperial: Os encantos da nossa história

O roteiro faz com que o turista embarque na história dos imperadores, príncipes e princesas que habitaram a Cidade Imperial. Bosques e vales, cheiros e sabores, a música e o som dos pássaros fazem parte do cenário. Visitas ao Museu Imperial, Caminho Real e a participação no ensaio do coral Meninas Cantoras de Petrópolis são algumas das atrações que serão vivenciadas.

Desbravadores: Emoção e Sabor na Serra Imperial

Um convite para desafiar os sentidos dos visitantes de Petrópolis é a proposta desta rota que inclui visita a Trilha do Imperador, Cavalgada na Lua Cheia, Observação de estrelas e astros no Observatório Imperial e degustação de diversos tipos de pratos. Uma aventura repleta de emoção.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em