SPTuris prepara agentes de viagem para promoção do 'destino São Paulo'

Desde o ano passado, a São paulo Turismo, responsável pela promoção turística e eventos da capital paulista, desenvolve um plano de ação para especializar operadores e agentes de viagem na promoç&ati

  
  

Desde o ano passado, a São paulo Turismo, responsável pela promoção turística e eventos da capital paulista, desenvolve um plano de ação para especializar operadores e agentes de viagem na promoção e venda da cidade como destino turístico.

A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de promoção turística e eventos da cidade, desenvolve desde o ano passado um plano de ação para especializar operadores e agentes de viagem de todo o Brasil na promoção e venda da capital como destino turístico. A idéia é percorrer várias cidades do País para treinar os profissionais a oferecer o melhor de São Paulo a seus clientes.

Até o momento foram visitadas 120 agências e envolvidos mais de 300 agentes em 13 cidades brasileiras (Fortaleza, Recife, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Uberlândia, Brasília, Campo Grande e Ribeirão Preto). Durante o treinamento, operadores e agentes de viagem recebem uma edição do Manual para Profissionais de Turismo - Destino São Paulo, uma ferramenta inédita, com informações e orientações que visam a informá-los sobre dados relevantes da cidade.

Também é distribuído o novo guia Destino São Paulo - Turismo de Negócios e de Incentivo, voltado para agências especializadas, empresas organizadoras de eventos e executivos responsáveis pelos departamentos de viagem nas empresas, que mostra os espaços e a infra-estrutura de serviços disponíveis na cidade, bem como a vasta rede de atrações que fazem de São Paulo não apenas um pólo de negócios, como também um charmoso e diferenciado local de lazer.

Esses dois manuais são acompanhados de CD-ROMs em mais idiomas (principalmente inglês e espanhol) com sugestões para a venda do destino, galeria de imagens para confecção de folhetos, apresentação para treinamento de equipes de venda, vídeos, mapas, entre outras facilidades.

Os agentes recebem ainda exemplares do guia São Paulo - Fique Mais Um Dia, que estimula o turista de negócios a permanecer mais 24 horas na cidade para conhecer as diversas opções de cultura e entretenimento que a metrópole oferece. Tudo isso para que os profissionais de turismo possam mostrar o que há de melhor na de São Paulo a seus clientes.

De acordo com o presidente da SPTuris, atuar junto ao trade é fundamental para atrair mais turistas para São Paulo. "Precisamos ser criativos, desenvolver produtos diferentes e proporcionar experiências inesquecíveis para os nossos visitantes. O turista de hoje quer se emocionar, interagir com o destino, fazer o que chamamos na atualidade de turismo de sensações. E é esse tipo de experiência que queremos passar aos agentes de viagem para que possam encantar e seduzir os potenciais visitantes para a capital paulista da melhor forma".

Durante os treinamentos, os agentes obtêm ainda informações sobre outros programas interessantes para os turistas, como os Roteiros Temáticos e o Turismetrô - que oferece aos visitantes cinco diferentes passeios pelos principais pontos turísticos da capital latino-americana da cultura, do conhecimento e da gastronomia gastando apenas o número de bilhetes de metrô do trecho escolhido (máximo três).

Para o presidente da SPTuris, é importante mostrar a todos que São Paulo também é o maior centro de lazer da América Latina. "Somos a capital dos negócios no país, como comprovou a pesquisa do MTur/Embratur/Fipe, mas somos também a capital do entretenimento. A cultura é a nossa praia e precisamos propagar isso".

Outra importante ação da SPTuris para a divulgação da cidade é a participação em feiras e congressos na área de turismo. Todo ano a empresa integra grandes eventos e atende mais de 7 mil profissionais de turismo, o que gera elevado retorno em volume de negócios, divulgação do destino e conseqüente aumento na vinda de turistas para São Paulo. Até o fim deste ano a SPTuris terá marcado presença na Aviestur (feira para agentes de viagem no interior do estado); na feira de turismo da América Latina (Abav), que será realizado no Rio de Janeiro; na World Travel Market (WTM), uma das maiores feiras do mundo para o mercado turístico, em Londres; na Feira Internacional de Turismo (FIT), principal do setor na Argentina; no Festival de Turismo de Gramado, no EIBTM e IT&ME, respectivamente em Barcelona e Chicago; e La Cumbre, feira para promoção dos mercados latinos nos EUA.

O retorno dessas ações para a cidade já aparece de forma significativa. A taxa de ocupação hoteleira no primeiro semestre de 2007 foi de 65,41%, comparado com 61,59% no mesmo período do ano passado, de acordo com a pesquisa SPTuris feita em 100 hotéis paulistanos. Isso significa aumento de 6,2% em apenas um ano. O crescimento de ocupação sobe para 15% na comparação com 2004.

Esses resultados deixam claro não apenas que a crise aérea não mudou a realidade turística da capital paulista, mas também que o setor atravessa um momento bastante diferente da dura realidade vivida no fim dos anos 90 e primeiros anos desta década. "E a meta é aumentar 15% o fluxo de turistas, o que representa quase 1,5 milhão a mais de visitantes e um incremento de mais de um bilhão de reais na economia da cidade", conclui o presidente da SPTuris.

fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo

  
  

Publicado por em

Eunice do Amaral

Eunice do Amaral

07/09/2008 16:12:24
Acho ótima a ídéia, porém, como guia de turismo receptivo / nacional e bacharel gostaria de ser convocada para trabalhar ou pelo menos ter conhecimento
antecipadamente para poder me candidatar...