Tem início o Projeto Serras Nordeste no Piauí e Ceará

Neste projeto, representantes de agências e operadoras de turismo irão visitar algumas belezas do Piauí e Ceará.

  
  

Tem início, nesta quinta-feira (12), o Projeto serras nordeste - Entre Parque e Opala, onde representantes de agências e operadoras de turismo irão visitar algumas belezas do Piauí e Ceará. O roteiro compreende as cidades de Pedro II, Piripiri e Piracuruca, no Piauí; Tianguá, Ubajara e Viçosa, no Ceará.

O objetivo do projeto é mostrar aos turistas outras belezas que o Nordeste possui, além das belas praias e o clima quente, um Nordeste com deslumbrantes cachoeiras, grutas, extração de opala, casarios coloniais e um clima de serra. O interesse dos idealizadores do projeto é expandir ainda mais o turismo nas Serras do Nordeste e tornar estes destinos ainda melhor para os turistas.

Os representantes dessas operadoras de turismo, entre os dias 12 e 15, visitarão alguns pontos turísticos dos estados do Piauí e Ceará, dentre o roteiro, estes empresários irão conhecer também o Parque Nacional de Sete Cidades (PI) e a Serra da Ibiapaba (CE).

De acordo com a turismóloga da Secretaria do Turismo do Piauí e consultora do projeto, Ana Cristina Freitas, o serras nordeste é um consórcio entre os dois estados participantes, que integram duas regiões turísticas, que são Sete Cidades e Ubajara, para desenvolver o turismo desta região de forma mais ampla e integrada.

Ainda, segundo Ana Freitas, o diferencial deste projeto é a integração entre o Piauí e Ceará, demonstrando os seus grandes atrativos e fomentando o cooperativismo entre esses dois estados, seria uma espécie de turismo integrado. “O Roteiro serras nordeste é um complemento das Rotas das Emoções” explica, destacando ainda que, um abrange as áreas litorâneas e o outro as regiões serranas do Estado.

O projeto é uma parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Piauí e no Ceará, os governos dos dois estados, através da Setur, o Ministério do Turismo e a prefeitura dos municípios.

Roteiro

O roteiro da Serras do Nordeste tem início às 8h, desta quinta feira, 12, saindo da sede do Sebrae-CE, em Fortaleza, em direção a Tianguá (CE), em seguida Piracuruca (PI), visitando alguns pontos turísticos do município. Deslocarão para o Parque Nacional de Sete Cidades.

Na sexta feira, 13, farão um passeio por Sete Cidades e retornarão para Piracuruca, seguindo até Piripiri, com direito a almoço no Açude Caldeirão e um city tour. À noite, uma Jornada de Negócios com fornecedores do Piauí e uma visita ao Centro Cultural Irmã Dedi Sunção e ao auditório Osires Neves. Logo em seguida um jantar no Mirante de Nossa Senhora dos Remédios.

Seguindo o roteiro, eles seguem no sábado, 14, ao Mirante do Gritador, em Pedro II, visitando algumas empresas, o Centro Histórico, Associação de Artesões, casarios antigos, lapidação e joalheria de opala em Pedro II, despedindo do roteiro no Piauí com um almoço no Museu da Roça.

Seguem viagem até Viçosa no Ceará com uma recepção dos participantes da Jornada no Memorial Clóvis Bevilaqua. Seguindo a Casa dos Locres - Gastronomia e cultura regional, uma visita à comunidade do Tope - Artesanato de cerâmica, e a algumas empresas na cidade. Seguindo no mesmo dia a Tianguá, com o início da Jornada de Negócio, na sede do Sebrae-CE. Pernoitando em Ubajara.

O roteiro é encerrado no domingo, 15, com visitas às instalações das pousadas da Gruta, Sítio do Alemão, Neblina Park, ao Parque Nacional de Ubajara e Bondinho e aos ateliês de artesanatos da madeira e da palha de bananeira. No início da tarde retornam a Tianguá, conhecendo o grupo de artesanato Grãos da Terra (Biojóias) e Flor do Croá, uma visita ao Sitio do Bosco e ao Bar Temático - Bardega o Didi. Finalizando com degustações de pratos típicos da região, na Pousada Serra e Mar.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em

Maria joselha oliveira alves

Maria joselha oliveira alves

23/07/2010 17:48:23
vocês precisam colocar mais fotos dos pontos turísticos, como da cachoeira do salto liso, gritador etc..

MARTHA

MARTHA

03/07/2010 12:29:16
SOU DE PEDRO II E AMEI AS RIQUEZAS DA MINHA CIDADE!!!!!!!!!!MUITOO LIINDOO.........VCS ESTÃO DE PARABENS!!!!!!!!!!!!!!1

Bruna

Bruna

28/11/2009 11:10:40
O Piauí é muito bom!
final de ano se comemora lá !!!@S2