Tendência no Turismo

Cresce a cada dia o número de pessoas com acesso à internet. Com a evolução tecnológica, o GrupoW – empresa especializada em softwares para internet - dá dicas práticas de soluções para o desenvolvimento da indústria do turismo no universo virtual

  
  

De acordo com Adriano Cruz, diretor do GrupoW, com a popularização do turismo on-line as pessoas passaram a organizar todos os detalhes de sua viagem através da internet. "Hoje é possível escolher o destino, comprar passagens, escolher hotéis, comprar ingressos para shows e eventos, traçar rotas e caminhos, enfim, o turista começou a curtir a sua viagem muito antes de começar e os empresários que não despertarem para o universo tecnológico estão e continuarão perdendo uma fatia de mercado fundamental", alerta.

Além disso, Cruz destaca que a indústria do turismo tem uma ampla gama de alternativas que pode ser explorada com a utilização de sistemas que tenham a internet como meio de transporte da informação.

PESQUISA MERCADOLÓGICA ON-LINE

Avaliar o perfil dos turistas que visitam um destino, daqueles que usufruem de um serviço ou adquirem um produto turístico para, com isso, traçar estratégias de marketing viáveis para aumentar a lucratividade, o padrão de qualidade e desenvolver a economia como um todo.

Hoje, esse processo pode ser feito de maneira ágil tanto atingindo os "e-consumidores" quanto os turistas em geral. O GrupoW lançou recentemente, uma ferramenta prática e inédita de pesquisas mercadológicas que pode ser utilizada nos diversos setores do turismo.

Na hotelaria, por exemplo, todo hóspede que chega ao estabelecimento pode responder um questionário via palm top ou através de uma máquina instalada na recepção do hotel. Os dados são automaticamente encaminhados para um banco de dados e geram relatórios específicos ou abrangentes, incluindo mapas, gráficos e planilhas, tudo em tempo real.

Já os órgãos governamentais, entidades e associações podem utilizar o recurso do "palm top" para fazerem pesquisas nas ruas com os turistas e obterem, na mesma hora, um relatório completo das entrevistas (faixa etária, média de gastos no destino, renda individual e familiar, procedência, motivação da viagem, etc.). Os dados coletados são computados em tempo real e transformados instantaneamente em relatórios e gráficos.

"Com isso, a empresa ou o destino sai na frente e identifica rapidamente os principais interesses de seu público-alvo, os problemas e as vantagens para incrementar o fluxo e fomentar a economia", explica Adriano.

Além disso, o acesso aos dados é feito de maneira simples e rápida, apenas digitando o login e a senha em qualquer computador com acesso à internet. Tudo, com segurança e integridade nas informações e sem a necessidade de grandes investimentos em equipamentos tecnológicos.

"Quantos dias - ou até meses – seriam necessários para fazer as pesquisas de forma manual, sem contar o número de pessoas para a contagem, tabulação e a produção de planilhas e gráficos, e só a partir daí, chegar a um resultado final?", completa.

Esse mesmo formulário de pesquisas feito de forma direta, também pode ser disponibilizado através do site ou portal da empresa na internet, dirigido aos "e-consumidores".

Você sabia?

De acordo com o estudo divulgado recentemente pelo Ibope/NetRatings, a categoria "viagem e turismo" – comparada com os demais setores - obteve o melhor desempenho no mês de junho de 2008, com um crescimento de 7,4%, representando 6,6 milhões de usuários em relação ao mês anterior. No período de um ano, o segmento também ficou no topo do ranking, apresentando um impulso de 42,14%.

Em janeiro de 2008, o total de internautas residenciais ativos foi de 21,1 milhões de pessoas, 50% maior que os 14 milhões de janeiro de 2007, segundo o IBOPE//NetRatings. No período de um ano, o Brasil ganhou portanto 7,1 milhões de novos usuários ativos mensais de internet em domicílios, o maior crescimento entre os dez países medidos com a metodologia Nielsen//NetRatings.

Desde 2005, o número mensal de internautas praticamente dobrou, ao evoluir de 10,7 milhões em janeiro de 2005 para 12 milhões em janeiro de 2006, para 14 milhões em janeiro de 2007 e finalmente para mais de 21 milhões em janeiro de 2008.

Sobre o GrupoW

Com 7 anos no mercado, o GrupoW – Softwares para Internet já conquistou clientes que são referências nos seus segmentos, entre eles, Perdigão, Batavo, Vivo, entre vários outros. A empresa está sediada em Balneário Camboriú, SC (escolhida em razão da qualidade de vida que proporciona) mas atende empresas das mais diversas partes do país.

Site: www.grupow.com.br

  
  

Publicado por em

Amâna Bioni

Amâna Bioni

25/09/2008 12:12:30
sou academca da unsiul, curso turismo e essa nova ideia me pareceu otima, pois é o que esta faltando para podermos analisar melhor nosso cliente, asism tbm deixando-o registrado. é o que estavamos discutindo em sala de aula an semana pasada, estavamos pensando em alguma forma de cadastrar todos nossos clientes de forma rapida e eficaz, pois, principalmente na hotelaria, o cadastro de hsopedes nao é feito e se feito nao corretamente e incompleto. por isso falta de dados nas estatisticas. essa nova ideia.... parecida foi a que tinhamos levantado. alguma forma de estar resgistrando nossos hospedes e ser automaticamente repadado atravez de rede, talvez, para alguma central, assim chegando seguro e completo nas instituições responsaveis pelo turismo de cada região.