Trabalharemos para que cada vez mais brasileiros consumam turismo

Em entrevista ao Bom Dia, Ministro, Barretto falou de avanços e desafios do setor turístico no Brasil

  
  

Investimentos em infraestrutura, hotelaria e na malha aérea regional foram os principais temas abordados pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”. A entrevista aconteceu na manhã dessa sexta-feira (19), tratando também de temas relacionados à Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

De acordo com o ministro, mais de R$ 8 bilhões estão sendo investidos em mobilidade urbana nas 12 cidades que sediarão a Copa. Esses investimentos estão sendo realizados em conjunto entre o Ministério do Turismo (MTur), do Esporte, do Planejamento e a Casa Civil.

Barretto destacou o bom desempenho alcançado pelo setor de turismo durante o verão e o carnaval. O ministro também destacou o crescimento de desembarques domésticos em 2009. “Nós temos projeções positivas. O Brasil vive um bom momento econômico e tem participação ativa no cenário internacional. Pretendemos passar de cinco para oito milhões de turistas estrangeiros até 2014”.

Segundo ele, a entrada no mercado consumidor de 20 milhões de pessoas, ocorrida nos últimos anos, impulsionou o turismo no país; por isso, o ministério trabalha para criar uma cultura de viagem. “Além do turismo internacional, vamos continuar trabalhando para consolidar o mercado interno, para que cada vez mais brasileiros possam colocar o turismo na sua prateleira de consumo”, disse Barretto. “A competição entre as companhias aéreas resulta em baixa nos preços de passagens e se torna um desafio a menos a ser enfrentado".

Luiz Barretto falou sobre o projeto de redução no valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a aviação regional, do Ministério da Defesa. "Isso vai gerar facilidades para que a gente tenha de fato uma aviação regional capaz de movimentar os principais centros."

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em