Travessia entre Petrópolis e Teresópolis é grande clássico dos roteiros de caminhadas

O passeio na região serrana do Rio de Janeiro surpreende pelo incrível cenário de montanha

  
  
Parque Nacional Serra dos Orgãos<br />

Petrópolis e Teresópolis, localizadas na região serrana do Rio de Janeiro, são grandes atrativos para quem gosta de caminhadas. A famosa travessia entre as duas cidades, cruzando o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, é uma das mais tradicionais do Brasil.

A aventura tem aproximadamente 30 quilômetros e passa por montanhas onde é possível apreciar o clima local e as belas paisagens, que abrigam cachoeiras, costões de pedras, faixas de Mata Atlântica e é berço dos mananciais que dão origem ao Rio Paraíba do Sul e à Baía de Guanabara. O roteiro exige preparo físico e equipamento adequado, sendo necessário o acompanhamento de um guia experiente, principalmente no trecho entre os Castelos do Açú e a Pedra do Sino.

A caminhada ainda atravessa picos como o Garrafão (2.191), Dedo de Deus (1.692 m), Agulha do Diabo (2.050 m) e Escalavrado (1.420 m), com subidas e descidas acentuadas. O esforço certamente é recompensado ao avistar a Baía de Guanabara, um belo visual que promete permanecer na lembrança dos visitantes para sempre. A época recomendada para o passeio é entre os meses de abril e setembro.

E para relaxar e recobrar as energias depois de tanta aventura, sempre é bom lembrar que Petrópolis e Teresópolis contam com pousadas charmosas e restaurantes renomados. Só eles já são razão suficiente para tirar muitos cariocas da capital fluminense nos finais de semana ou durante o inverno. Afinal, a Serra dos Órgãos está a menos de duas horas de viagem do Rio de Janeiro

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em