Trocando experiências

Executivos dos Escritórios Brasileiros de Turismo se encontram com representantes do Ministério do Turismo

  
  

Para atualizar os representantes de turismo brasileiro no exterior sobre os projetos e programas desenvolvidos pelo governo federal no setor, representantes do Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur, realizaram hoje (29) uma reunião com os executivos responsáveis pelos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs).

Os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) são unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Por meio da Embratur, as atividades dos EBTs são focadas na parceria e no relacionamento com os principais agentes econômicos responsável pela emissão de turistas em cada país.

“O seu principal objetivo é promover e anunciar o turismo brasileiro nos mercados específicos, além de oferecer alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do Brasil como um atrativo e competitivo destino turístico”, explica Fernanda Hummel, gerente de Mercados Internos da Embratur. “As ações implantadas pelos EBT’s no exterior são baseadas no Plano Aquarela”, complementa.

Representantes de diversos setores do MTur intercambiaram experiências e informaram sobre ações em andamento e resultados obtidos. A primeira apresentação foi realizada por representantes da coordenação-geral de Eventos do MTur, que explicaram sobre os programas Caravana Brasil Nacional, Viaja Mais Melhor Idade e Caminhão Destino Brasil. Os resultados impressionaram os representantes dos EBT’s. “O caminhão Destino Brasil recebeu mais de 33 mil visitantes, em 18 cidades brasileiras”, explicou Bruno Reis, representante da coordenação.

A equipe de marketing do ministério apresentou algumas campanhas publicitárias de programas, além de explicar sobre o processo de reestruturação do Portal MTur. “Os canais temáticos estão mais visíveis e acessíveis, facilitando a navegação dos internautas no site”, contou Francesca Tomaselli, coordenadora de Portais do MTur.

As experiências do departamento de Relações Internacionais, da coordenação-geral do programa Turismo Sustentável e Infância e do Salão do Turismo também foram descritas pelos representantes das coordenações.

Ricardo Moesch, diretor do departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur falou sobre a expressividade do setor náutico no país. Programas das áreas de Segmentação, Serviços Turísticos e Regionalização também foram apresentados.“Foi importante aproveitar a presença dos representantes dos EBT’s no Brasil, para nos reunirmos e dialogarmos sobre as demandas e projetos do ministério. Acredito que a partir dessa reunião, o diálogo entre os EBT’s e com o próprio MTur estarão fortalecidos”, disse.

Existem EBTs instalados nos seguintes países: Alemanha, Espanha, Estados Unidos (Costa Leste e Costa Oeste, com ações também no Canadá), França (com ações na Bélgica), Itália (com ações na Suíça), Portugal, Reino Unido, Japão, além da América do Sul, sediado em Brasília, e Novos Mercados (Índia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Holanda, Emirados Árabes e Rússia).

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