Turismo corporativo se une para ganhar força

Mercado movimenta anualmente R$ 33 bilhões e gera mais de 260 mil empregos

  
  

O mercado de viagens corporativas no Brasil movimenta anualmente R$ 33,6 bilhões e gera 260.574 empregos diretos e indiretos. As empresas gastam por ano um total de R$ 15,5 bilhões com viagens. As viagens corporativas representam 66,21% do PIB dos segmentos hoteleiro, aéreo e de locação de veículos, segundo o estudo Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas, do Instituto de Estudos de Hospitalidade.

No ano passado, o mercado de viagens corporativas, incluindo os prestadores de serviços que atuam nos segmentos de hospedagem, transporte aéreo e locação de autos, obteve um faturamento total de R$ 17,46 bilhões, um aumento de 6,78% sobre 2007, ano em que a receita do setor ficou em R$ 16,35 bilhões. A expectativa para 2009 é de um incremento de 5,54%, atingindo R$ 18,43 bilhões.

O setor está cada vez mais mobilizado e preparando-se para os dois grandes eventos do turismo, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Os próximos anos serão fundamentais para os preparativos destes eventos. Por este motivo, duas das principais entidades do setor estão se unindo em uma única entidade, que terá a consultoria da Deloitte Touche Tohmatsu.

O anúncio será feita nesta quarta-feira (16), durante coletiva de imprensa em São Paulo. O Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc) e a Associação das Empresas Administradoras de Viagens de Negócios do Brasil (TMC Brasil), juntas, são responsáveis pela geração de 3 mil empregos diretos, reúnem a maior parte dos negócios do segmento e atuam em 450 localidades em todo o território nacional e mais de 140 países.

Uma assembléia geral ordinária será realizada no primeiro trimestre de 2010, para dar vida aos órgãos do novo sistema de governança e confirmar o nome da nova entidade associativa. Com a eleição de um Conselho de Administração, composto por um presidente, vice-presidente e mais cinco conselheiros, terão início os trabalhos que definirão a visão e o direcionamento estratégico para os próximos três anos.

O novo Conselho de Administração, constituído por sete membros, garantirá a representatividade de toda a comunidade de associados. Quatro cadeiras contemplarão a representação, respectivamente, de agências de porte pequeno, médio, grande e globais. Outras três serão preenchidas por associados pertencentes a qualquer uma das categorias.

A nova associação de pessoas jurídicas de direito privado ou público, com foco majoritário em gestão e operação de viagens corporativas, definirá postulados éticos e normas de conduta que diferenciarão seus associados em um mercado altamente competitivo. A nova entidade já nasce com experiência acumulada de 20 anos e faturamento anual combinado superior a R$ 8 bilhões, num mercado estimado em R$ 34 bilhões.

“As perspectivas são animadoras, ao considerar o trabalho realizado pelos Comitês do Favecc, voltados ao fortalecimento de um mercado que, historicamente, reflete o desempenho do PIB – em âmbito regional, nacional e global“, resume o presidente Francisco Leme da Silva.

“Com as sinergias alcançadas, por força da união - produtos, serviços, capacitação e tecnologia são áreas que serão alavancadas, melhorando o atendimento para os associados e para o mercado em geral“, afirma André Carvalhal, presidente da TMC Brasil.

Serviço:
Aviso de coletiva de imprensa
Favecc, TMC Brasil e Deloitte Touche Tohmatsu
Hotel Intercontinental
Alameda Santos, 1123, São Paulo – SP
16 de dezembro de 2009 (quarta-feira), às 10 horas
Mais informações - (11) 3873-5488 / (11) 9658-8766
Informações para a imprensa:
Marily Miranda e Alex Souza – (11) - 3873-5488
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7138 e 2107-9362

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em