Turismo crescerá até 12% em 2010

A estimativa foi feita pelo ministro Luiz Barretto na reunião do Conselho Nacional de Turismo

  
  
O ministro Luiz Barretto demonstrou otimismo durante a reunião do CNT, em Brasília (DF)

O setor de turismo deverá crescer de 10% a 12% em 2010, na comparação com o ano passado. Essa foi uma das notícias que o ministro do Turismo, Luiz Barretto, deu hoje aos integrantes do Conselho Nacional de Turismo (CNT), reunido em Brasília (DF).

Segundo Barretto, o percentual de crescimento do setor de turismo vai superar o do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Um dos responsáveis por esse resultado positivo, segundo ele, é o turismo doméstico, impulsionado pela nova classe média: cerca de 30 milhões de pessoas com acesso ao mercado de consumo.

O ministro abriu a reunião do CNT com um relato das ações recentes do Ministério e dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Disse que estão a pleno vapor os projetos de qualificação e de infraestrutura. “Estamos dando prosseguimento aos projetos do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo) que representam mais de R$ 2 bilhões em investimentos ”, reforçou, acrescentando que foram aprovados recentemente os financiamentos do programa para o Ceará e Pernambuco. Sobre qualificação, ele anunciou novos lançamentos do programa Bem Receber Copa, que prevê a capacitação de 306 mil profissionais do turismo até 2013.

Barretto estimou ainda que a linha de financiamento do BNDES para a hotelaria vai superar a marca de R$ 1 bilhão, devido ao aumento da demanda por empréstimos para construção, reforma e ampliação. Falou ainda da repercussão positiva que a Casa Brasil, iniciativa para divulgar o país durante o mundial de 2010, teve na África do Sul. “Mais de 20 mil pessoas de 100 países visitaram o espaço. Ganhamos importante visibilidade na mídia internacional”, disse o ministro aos representantes das 69 entidades que compõem o CNT.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em