Turismo de natureza ganha força no Brasil

Dos 6,6 milhões de visitantes registrados pelos parques nacionais brasileiros no ano passado, 4,6 milhões se concentraram no Parque Nacional da Tijuca

  
  

O Brasil é considerado pelo Fórum Econômico Mundial o país com maior potencial turístico em recursos naturais no mundo. Parte desta riqueza está protegida em áreas de conservação de 71 parques nacionais.

Dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mostram que estas unidades receberam 6,6 milhões de visitantes em 2014, 10% a mais do que em 2013.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, os números comprovam a importância do turismo de natureza como um dos vetores para o desenvolvimento econômico do país.

O potencial dos parques nacionais brasileiros é enorme. Para se ter uma ideia, os Estados Unidos, terceiro do mundo em recursos naturais, atrás de Brasil e Austrália, registra mais de 282 milhões de visitantes nos parques administrados pelo National Park Service, órgão federal responsável pelos parques americanos.

O número é muito superior aos 7,3 milhões que representam a soma de todas as unidades de conservação do Brasil - que inclui parques, florestas, reservas biológicas e áreas de proteção.

“Isso ocorre porque não basta ter o atrativo natural. É preciso transformá-lo em um produto turístico com infraestrutura básica para os visitantes, como hotéis, serviços, transporte e preço competitivo”, afirma o ministro.

Alves afirma ainda que uma das linhas de atuação do Ministério do Turismo para impulsionar a visitação nestes lugares é por meio da qualificação profissional. Neste ano, a previsão é que 81 cidades localizadas no entorno de parques nacionais sejam contempladas pelo Pronatec Turismo.

Os parques também devem ser beneficiados pelas Áreas Especiais de Interesse Turístico, uma proposta do MTur de implantar, em locais de interesse, regras especiais para flexibilizar os tributos, facilitar os processos de licenciamento ambiental e reduzir a burocracia.

Dos 6,6 milhões de visitantes registrados pelos parques nacionais brasileiros no ano passado, 4,6 milhões se concentraram no Parque Nacional da Tijuca (3,1 milhões) e no Parque Nacional do Iguaçu (1,5 milhão). Nos primeiros seis meses deste ano os dois parques registraram, respectivamente, 1,5 milhão e 755,8 mil visitantes.

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em