Turismo de Nova Friburgo cria comissão para avaliar estragos e discutir reconstrução

O próximo encontro da comissão está marcado para sexta-feira (28). Também participarão representantes de comissões da indústria e comércio

  
  
Nos municípios afetados pelas chuvas o momento é de reconstrução

Cerca de 60 empresários ligados ao turismo de Nova Friburgo (RJ) se reuniram, nesta terça-feira (25), para avaliar os estragos causados pelas chuvas ao patrimônio turístico da cidade. Representantes do setor formaram uma comissão para discutir com as autoridades locais as primeiras ações de revitalização. Durante o encontro, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, sugeriu que os governos municipal, estadual e federal prorroguem o prazo para o recolhimento de contribuições, como ICMS e ISS, para os hotéis, bares e restaurantes.

Outra sugestão foi acelerar a liberação de crédito nas linhas de financiamento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para a reconstrução. “Vamos interceder também junto à Caixa no adiamento da contribuição sindical obrigatória, que deveria ser deduzida em março”, completou Sampaio.

Segundo o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Nova Friburgo, o município conta com cerca de 140 hotéis e pousadas. Destes, apenas cinco não funcionam. Mas, apesar deste cenário, outros distritos têm funcionamento considerado normal.

Ainda de acordo com o sindicato, foi registrada uma redução de reservas na última semana, mas não há cancelamentos para o período do carnaval. Os hotéis do centro estão com 100% de ocupação devido ao fluxo de autoridades, especialistas e voluntários na cidade.

A reunião também contou com a presença do presidente da TurisRio, Nilo Sérgio Felix, e do secretário de turismo de Nova Friburgo, José Carlos da Motta. A Investe Rio, agência de fomento do governo do estado, anunciou que montará um posto avançado na cidade nos próximos dias. O próximo encontro da comissão está marcado para esta sexta-feira (28). Também participarão representantes de comissões da indústria e comércio.

MTUR e MDIC
No último dia 21, um grupo formado por membros do Ministério do Turismo (MTur) e do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC) visitou a região serrana do Rio. A partir da avaliação e dos pedidos encaminhados pelas autoridades fluminenses, o MTur irá ajudar a recuperação da infraestrutura turística de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. O ministro do Turismo, Pedro Novais, se reunirá com o grupo nos próximos dias.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em