Turismo de saúde no alvo de Pernambuco

A ação, intitulada Projeto Turismo de Saúde em Pernambuco, será iniciada com a divulgação de Pernambuco no World Medical Tourism & Global Health Congress, nos Estados Unidos

  
  

Com o objetivo de apresentar o pólo médico do Recife como destino nacional e internacional reconhecido no segmento de turismo de saúde, o Governo de Pernambuco, via Secretaria de Turismo e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a Câmara Americana de Comércio no Recife (Amcham-Recife) e o Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB) apresentaram, ontem (19), no Restaurante Couvert, uma série de ações que visam consolidar o turismo de saúde no Estado.

A ação, intitulada Projeto Turismo de Saúde em Pernambuco, será iniciada com a divulgação de Pernambuco no World Medical Tourism & Global Health Congress, que vai ocorrer de 26 a 29 de outubro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com o secretário estadual de Turismo, Sílvio Costa Filho, a Setur/Empetur será umas das expositoras do World Medical Congress, o maior congresso do mundo na área de turismo de saúde, reunindo mais de 450 hospitais. “Além dos hospitais, prestadores de serviços, seguradoras de saúde e agências e hotéis que já trabalham o conceito de turismo médico também participarão da conferência.”

Para reforçar a divulgação do pólo médico do Recife no Congresso, a Amcham promoverá uma missão internacional para o World Medical Congress. A comitiva da missão será composta por gestores e equipe médica de grandes hospitais e centros de saúde de Pernambuco, como Real Hospital Português, Grupo Fernandes Vieira (Hospital Santa Joana, Memorial São José, entre outros), Unimed Recife e Diagno São Marcos. A missão será focada no levatamento de melhores práticas de divulgação e promoção do turismo de saúde no mundo.

Durante o World Congress, o Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB) vai lançar guia com as empresas que compôem o polo de saúde do Estado. O 1º Guia de Turismo de Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida de Pernambuco servirá para promover os hospitais, centros de estéticas (estética), clínicas, hotéis e resorts e será distribuído entre agentes e operadores de viagens com intuito de incrementar o turismo de saúde em Pernambuco.

Pólo Médico - Considerado como o 2º maior pólo médico do país, atrás apenas da cidade de São Paulo, Recife aparece como uma ótima opção de destino brasileiro para os turistas de saúde nacionais e internacionais. Este perfil de visitante busca tratamentos de saúde ou estéticos com custos mais acessíveis, comparando com os altos valores praticados em seu local de origem e em outras nações, já que em alguns casos é mais vantagem realizar uma viagem internacional a ter que realizar um tratamento médico em seu próprio país.

No Recife, pelo menos 9% das pessoas que visitaram a cidade, em 2008, alegando motivos de saúde como causa principal da viagem, segunda a última edição da Pesquisa de Turismo Receptivo do Recife. A pesquisa, promovida pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e pela Secretaria de Turismo (Setur), foi realizada com uma amostra de mil turistas. Esses visitantes procuraram à cidade em busca dos mais diversos tratamentos de saúde ou em busca de procedimentos com fins estéticos e de bem-estar. Pernambuco abriga mais de 400 hospitais e oito mil leitos, sendo assim um destino turístico natural para este perfil de visitante.

Fonte: Secretaria de Turismo de Pernambuco

  
  

Publicado por em