Turismo étnico em Salvador ganha apoio de agência espanhola

Parceria quer implantar em Salvador programa de turismo afro voltado especificamente para beneficiar essas comunidades

  
  

O desenvolvimento e a valorização do turismo étnico em Salvador foram os principais assuntos tratados pelo grupo de trabalho da Prefeitura, criado no ano passado para elaborar políticas públicas de apoio a este segmento, com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), na última sexta-feira (8). A agência vai estabelecer uma parceria com a Prefeitura para implantar na capital baiana um programa de turismo afro voltado especificamente para beneficiar as comunidades afrobrasileiras.

Na reunião, ficou decidido que a AECID encaminhará para Salvador um consultor técnico que fará o diagnóstico das necessidades locais na área de turismo a partir do qual será formatado um projeto para a cidade, cujas ações serão apoiadas pela agência espanhola. O chefe de Gabinete do prefeito, Leonel Leal, que participou da reunião, informou que foram apresentados ao representante da Agência espanhola, Pedro Flores, projetos estratégicos do Município relativos ao turismo afro, de forma que a Prefeitura obtenha apoio para essas ações.

O secretário municipal da Reparação (Semur), Ailton Ferreira, que também participa do Grupo de Trabalho do Município, informou que a proposta inicial do turismo étnico elaborada pelo GT, batizado de “Salvador Afro”, será apresentada aos gestores municipais no próximo dia 18. A proposta também será colocada em discussão junto às entidades ligadas ao movimento negro de Salvador. “A ideia do turismo étnico é fortalecer a economia da cidade, potencializando os roteiros turísticos e aproveitando os valores da cultura afrobrasileira, de modo a incluir economicamente os atores responsáveis pela formação das raízes culturais da cidade”, explica.

Participam do grupo de trabalho o chefe de Gabinete do prefeito, Leonel Leal; o secretário da Semur, Ailton Ferreira; George Barreto, diretor da Salvador Turismo - Saltur; Soraya Péssimo, da Assessoria de Relações Internacionais; e o assessor do prefeito, Fernando Duarte.

Fonte: Secretaria de Turismo de Salvador

  
  

Publicado por em