Turismo legal em Brasília

Caminhão Destino Brasil reúne informações sobre os principais destinos turísticos do Brasil e estimula a formalização

  
  

O dia em Brasília, hoje (17), está sendo de atendimento e tira-dúvidas para os empresários e prestadores de serviços que atuam no turismo da Capital Federal. Eles foram convidados pelo Ministério do Turismo (MTur) para conhecer as vantagens do Cadastur – sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor. O atendimento será feito até as 19h, no Complexo Cultural da República. Até agora, mais de 70 profissionais já passaram pelo local.

A ação acontece no Caminhão Destino Brasil, projeto do MTur que reúne fotos, vídeos e informações sobre os principais destinos turísticos do país. Participaram da inauguração simbólica, às 9h, o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch, o secretário de Turismo de Brasília, Delfim da Costa Almeida e o diretor da Cia do Turismo (entidade responsável pela montagem da carreta), Joanes Alves.

Ricardo Moesch explica que os cadastrados podem usufruir de uma série de benefícios junto ao MTur, como acesso à linha de crédito, participação em ações de comercialização, cursos de qualificação, além de visibilidade no mercado. “Não é apenas uma obrigação legal, é um grande benefício para os participantes. O consumidor está cada vez mais exigente e mais consciente”, afirma. Atualmente, o Cadastur possui quase 50 mil registros.

Para o secretário de Turismo de Brasília, o cadastro está relacionado à qualificação do turismo na cidade. Ele destacou que a secretaria está empenhada no incentivo à formalização de empresas: “Queremos que os nossos turistas saiam da capital federal satisfeitos com o atendimento. É uma das nossas metas melhorar cada vez mais a excelência na prestação de serviços turísticos”.

DESTINO BRASIL

O Caminhão Destino Brasil tem 13,5 metros de comprimento e conta com sala de cinema com 36 lugares, na qual é exibido filme 3D sobre a experiência de vida com base no turismo. Em outro ambiente, oito telas interativas, sensíveis ao toque, trazem áudio e imagens de 65 destinos turísticos brasileiros. O visitante poderá, ainda, levar para casa um pouquinho do Destino Brasil por meio do twitter ou e-mail.

A carreta estará aberta ao público neste final de semana, a partir de amanhã (18), das 9h às 18h, no Parque da Cidade, próximo à administração. O atendimento aos empresários continuará. No sábado (19), o MTur, em parceria com o Sebrae e apoio da Fundação Universa, promove o Dia do Empresário Legal na Torre de TV. A iniciativa é uma das ações do programa Empresa Formal, Turismo Legal, que tem como objetivo incentivar a formalização das empresas que atuam no turismo.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em