Turismo na Região dos Lagos (RJ) deve crescer 20% na Semana Santa

Quem decidir ir para Cabo Frio, por exemplo, e estiver em busca de vagas em hotéis ou pousadas precisam se apressar. O município já tem 95% de sua rede hoteleira ocupada

  
  

Com o feriadão começando mais cedo neste ano, a Semana Santa será ainda mais lucrativa para as cidades turísticas das regiões dos Lagos e Serrana do Estado do Rio de Janeiro. A folga que começa na quinta-feira (21) e se estende até domingo (24), vai lotar os municípios de Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras. Juntas, as três cidades, devem receber aproximadamente 300 mil turistas, um aumento de 20% em comparação com o mesmo período de 2010. A ocupação hoteleira nesses municípios já ultrapassa os 90%, sendo que em Búzios há lotação em toda a rede de hotéis e pousadas.

De acordo com o secretário de Turismo de Búzios, Cristiano Marques, por não ter mais vagas nos hotéis do balneário, os visitantes já estão buscando cidades vizinhas, como Cabo Frio e Arraial do Cabo. “Este ano, a gente espera mais de 100 mil turistas no município”, diz Cristiano, acrescentando que isso se deve ao feriado prolongado. Além disso, o município ainda terá tradicionalmente a competição de vela, que vai reunir este ano cerca de 350 velejadores de todo o país, o que aumenta ainda mais a ocupação.

Os que decidirem ir para Cabo Frio e estiverem em busca de vagas em hotéis ou pousadas precisam se apressar. O município já tem 95% de sua rede hoteleira ocupada e, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Turismo, mais de 150 mil turistas devem escolher passar o feriado na maior cidade da Região dos Lagos. Em relação ao ano passado, o aumento é de 20% no número esperado de visitantes. Cabo Frio ainda terá o show do grupo de pagode “Molejo”, no sábado (23), a partir das 22h, em um palco montado em frente ao Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb.

Além das maravilhosas praias e da rede de gastronomia, Rio das Ostras vai oferecer para moradores e turistas um programa especial no feriadão da Semana Santa – o show do pianista Artur Moreira Lima. Segundo a Secretaria de Turismo do município, a taxa de ocupação hoteleira hoje é de 90% e a expectativa é receber cerca de 20 mil turistas. Para a apresentação, o caminhão-teatro ficará estacionado na Praça São Pedro, no centro de Rio das Ostras, no sábado (23), a partir das 20h. Além disso, o 2º Open de Frescobol vai movimentar a Praia de Costazul, cartão-postal do município, no fim de semana.

Mais turistas na Região Serrana
O feriadão vai trazer benefícios não só para as cidades litorâneas. A Serra Fluminense também sentirá o aumento no número de turistas. A cidade de Teresópolis, por exemplo, já tem mais de 70% de sua rede hoteleira ocupada. De acordo com o secretário de Turismo do município, Michel Al-Odeh, a expectativa é que esse número aumente ainda mais. “Hoje, estamos tendo a contribuição do Governo Federal na divulgação de Teresópolis. Além disso, uma parceria com algumas redes de shoppings do Brasil possibilitou uma publicidade gratuita para o município. Com isso, devemos receber muito mais visitantes que no ano passado”, afirma o secretário.

Fonte: Monte Catelo Ideias

  
  

Publicado por em