Turistas são recebidos com festa no aeroporto de Belém/PA

Um grupo de carimbó com dançarinos recebeu os primeiros visitantes como parte das ações de receptivo para o Círio 2009

  
  
Grupo de dançarinos exibe a dança do carimbó na área de desembarque do aeroporto para recepcionar os passageiros que chegam para o Círio

Turistas de todo o Brasil que chegaram a Belém na manhã desta terça-feira (6) pelo Aeroporto Internacional de Belém foram recebidos com uma festa tipicamente paraense. Um grupo de carimbó com dançarinos recebeu os primeiros visitantes como parte das ações de receptivo para o Círio 2009, organizadas pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com a Infraero.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré também visitou o aeroporto, sendo conduzida pelo superintendente local da Infraero, Washington Santana, que a levou até a saída da área de embarque, onde um coral a recebeu com louvores.

A contadora aposentada Diva Villar chegou de Recife e ficou surpresa com o receptivo. Mesmo sendo católica, ela escolheu Belém para passar as férias por causa das praias do litoral paraense e da culinária. "Eu sabia do Círio e certamente vai estar no meu roteiro, mas estou esperando o roteiro que os meus amigos que estão aqui vão traçar", disse ela, que esta vindo a Belém pela primeira vez.

Já o cearense Antônio Nascimento não perde um Círio de Nazaré há 13 anos. "Eu vim a primeira vez por acaso e descobri a festa. Adoro esse clima festivo. Desde então não perco um Círio. Sempre vinha sozinho, mas esse ano trouxe meus dois irmãos", contou ele.

De acordo com Washington Santana, o Círio promove o segundo maior movimento de passageiros no Aeroporto Internacional de Belém, só perdendo para o mês de julho. "Estamos esperando, por baixo, um aumento de 25% no trânsito de passageiros no aeroporto".

A promoção do receptivo de turistas é uma parceria com a Paratur, que organiza os grupos folclóricos e distribui folder e cartazes informativos sobre a programação cultural da festa do Círio de Nazaré. Segundo a diretora de marketing da companhia, Jaqueline Alves, o receptivo vai estar 24 horas recebendo turistas no aeroporto, no terminal rodoviário de Belém e nos principais portos da cidade. "A programação começa nesta terça-feira e vai até o sábado, véspera do Círio", explicou.

A Paratur vai realizar, como no ano passado, uma pesquisa para saber o quantitativo e o perfil do turista que vem à cidade para o Círio. "Nossa estimativa é que, pelo menos, 66 mil turistas cheguem na cidade para as festas nazarenas, sem contar os romeiros das cidades mais próximas, que vêm para o Círio por um motivo especifico".

Fonte: Agência Pará de Notícias

  
  

Publicado por em

Luiz carlos

Luiz carlos

08/10/2009 14:04:01
Cirio de Nazaré só quem acompanha a procissão tem a verdadeira noção da grandiosidade da festa, venha à Belém e se encante com a maior festa religiosa do mundo.