Um labirinto de surpresas, descobertas e oportunidades

O Ministério do Turismo convida todos a conhecerem o Brasil por meio do Turismo de Base Comunitária

  
  

A II Mostra de Turismo de Base Comunitária (TBC) apresenta a ação do Ministério do Turismo (MTur) de apoio a iniciativas de TBC a partir da ideia de surpresas, descobertas e oportunidades de convivência direta do turista com a comunidade que é a anfitriã. Em um formato de labirinto são ilustradas 16 iniciativas de TBC que proporcionam ao visitante um conteúdo inusitado, criativo, original e lúdico destes produtos e serviços diferenciados. O labirinto permite percursos por região que contemplam a diversidade de cores, de sabores, de aromas e de sons.

O Cine interativo funciona em um pacote postal gigante e neste espaço a palavra de ordem é desvendar. O espectador é convidado a imaginar a viagem, conhecer aspectos mais expressivos das alternativas de convivência do turismo de base comunitária. O espectador-visitante será conduzido por personagens locais, que narram pequenas histórias de cinco destinos, em filmes que possibilitam o diálogo e a vivência com a diversidade e heterogeneidade desta oferta.

Outros mecanismos de interatividade são utilizados para que o espectador transite e se comunique com elementos da identidade, da paisagem, da história e da cultura do local por onde viaja imaginariamente.

Nesta mostra haverá alguns horários para atendimentos especiais a públicos específicos. Um grupo de especialistas e gestores do Ministério, além das pessoas que participam destes projetos, irão acompanhá-los.

Jornalistas e Editores

Como grandes disseminadores de informação, os jornalistas terão um momento especial, por meio de uma apresentação comentada e uma vista guiada. A ideia é mostrar e debater com cada jornalista o seu interesse e apresentar personagens reais destas iniciativas.

Operadores e Receptivos

Para os profissionais do mercado que estão sempre em busca de novidades diversos produtos novos serão mostrados, com foco na tendência mundial do ecoturismo e do turismo solidário e responsável.

Gestores Públicos

As pessoas que atuam na gestão pública, sejam dos governos ou de entidades não governamentais, são um dos públicos-alvo na mostra. A eficiência da ação que o MTur está construindo depende do entendimento entre os projetos e os Estados e Municípios, por isso o interesse de fazer um atendimento individualizado. Os gestores terão horários específicos durante a feira para as vistas guiadas e comentadas.

Horário de funcionamento da Mostra:

26 a 28 de maio – 14h às 21h
29 de maio – 11h às 22h
30 de maio – 11h às 20h

Programação especial:
Jornalistas e Editores: 28 de maio de 2010 - 14hs
Operadores e Receptivos: 28 de maio de 2010 - 14hs
Gestores Públicos: 26 de maio: 16hs / 27 de maio: 14hs – 16hs – 18hs / 28 de maio: 16hs – 18hs
Núcleo de Conhecimento: 27 de maio - 17h às 19h: Mesa redonda “Roteiros de Turismo de Base Comunitária” no espaço Núcleo de Conhecimento, com a participação dos representantes de projetos de TBC: Aline Moraes Cunha (Coodestur), Judith Terreiro (VEM – Associação das Mulheres do Pesqueiro) e Vagner do Nascimento (AMOC – Associação dos Moradores do Campinho).

Obs.: Data e horário das atividades sujeitos a alteração.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em