Um passeio pela história brasileira no Paço Imperial

O Paço Imperial reabrerá as portas ao público dia 17 de novembro. Palco de importantes momentos da história do Brasil, como o Dia do Fico e as coroações de D. Pedro I e II, o Paço mantém-se imponente na Praça XV, no centro do Rio de Janeiro

  
  
Paço Imperial

Palco de importantes momentos da história do Brasil, como o Dia do Fico, as coroações de D. Pedro I e D.Pedro II, e também da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, abolindo a escravatura no país; o Paço Imperial mantém-se imponente na Praça XV, em pleno centro comercial do Rio de Janeiro. Tamanha importância não poderia ser ignorada e, portanto, a restauração iniciada em janeiro deste ano levará ao público um novo espaço, destacando a construção original e trazendo maior comodidade aos seus visitantes. A reabertura acontecerá em 17 de novembro com a exposição especial que compila os últimos cem anos da arte brasileira.

Desde 1985, o Paço Imperial é um centro cultural vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, do Ministério da Cultura. Suas instalações privilegiam uma perspectiva de valorizar as marcas deixadas pelas diferentes fases históricas e suas sucessivas intervenções. O Centro Cultural Paço Imperial reabrirá suas portas com a exposição‘ 1911-2011 Arte Brasileira e Depois - na Coleção Itaú’, reintegrando-se ao panorama cultural da cidade e reforçando o circuito de outros grandes centros multiculturais das redondezas que incluem exposições de arte nacionais e internacionais, eventos musicais e literários, peças de teatro, espetáculos de dança, filmes, cursos e seminários.

Além da estrutura que compõe o museu há outros atrativos que tornam a visita ao Paço Imperial ainda mais encantadora. Com vista para o pátio interno está o Bistrô do Paço, um charmoso café que serve quiches, saladas, doces, vinhos e chás. O Restaurante Atrium também conquista os visitantes com sua gastronomia requintada e internacional. Aos amantes das letras e da música a Livraria Arlequim é um belo ambiente a ser visitado. Especializada em clássicos, jazz e MPB, a casa também dedica as tardes de sábado a apresentações musicais, além de oferecer grande variedade de títulos da literatura nacional e internacional e um espaço para almoço e lanches rápidos em seu café. Um delicioso convite ao dolce far niente.

Serviço

Centro Cultural Paço Imperial
Praça Quinze de Novembro, 48 - Centro - Tel. 2215-2622
Ter-Dom, 12-18h - Entrada Franca
Exposição 1911-2011 Arte Brasileira e Depois na Coleção Itaú - De 17/11/2011 até 12/02/2012
http://www.pacoimperial.com.br

Bistrô do Paço
Tel. 2262-3613 - Diariamente, 11h30-19h
http://www.bistro.com.br/

Restaurante Atrium
Tels. 2220-0193 / 2220-3282 - Seg-Sex, 11h30-15h
http://www.restauranteatrium.com.br/

Livraria e Café Arlequim
Tel. 2220-8471 - Seg-Sáb, 9-18h
http://www.arlequim.com.br/

Fonte: Rio Guia Oficial

  
  

Publicado por em