União, no Piauí, lança dois roteiros turísticos

O município de união (PI), a cerca de 59 km de Teresina, vai oferecer dois roteiros rurais para os turistas que visitam o Piauí.

  
  

O município de União (PI), a cerca de 59 km de Teresina, vai oferecer dois roteiros rurais para os turistas que visitam o Piauí. A oferta dos roteiros terá início durante os festejos da cidade, que serão iniciados nesta sexta-feira (21).

O secretário de Turismo, Sílvio Leite, visitou um dos roteiros nessa segunda-feira (17), acompanhado do prefeito José Barros e da turismóloga da Setur, Anecy Castelo Branco, e fez os ajustes necessários para a apresentação à comunidade. “O turismo rural propicia a valorização do ambiente onde está sendo explorado por sua capacidade de destacar a cultura e a diversidade natural de uma região e vai contribuir para a reorganização econômica de união, uma vez que proporciona benefícios diretos à população local na geração de emprego e renda”, disse.

Sílvio Leite conheceu o roteiro do Vale do Tucunaré, localizado a 11 quilômetros de União e oferece muito verde, atividades como arborismo, pesca, banhos naturais, comida típica e contato direto com a natureza.

Para atender os turistas que procuram os roteiros rurais de união, um grupo com 30 jovens está sendo treinado, desde maio, através do ProJovem, no curso de turismo e hospitalidade. O prefeito José Barros disse que, a partir do curso oferecido a esses jovens, poderá ser formada uma associação de condutores de turismo de União.

“Estamos plantando uma semente, que é a da qualificação na área do turismo rural. A partir de então, vamos incentivar para que eles formem uma associação de condutores e desenvolver juntamente com a Prefeitura e o Governo do Estado esse ramo do turismo no município”, disse o secretário de Turismo.

A estudante do ProJovem Dirce Nascimento, que atuará como condutora nos roteiros rurais de união, explica que o roteiro do Vale do Tucunaré envolve várias localidades do município. “O passeio do Vale do Tucunaré vai oferecer uma diversidade de opções para o turista até chegarmos ao local. O grupo fará uma visita ao Sítio Chaparral e vai poder degustar produtos derivados do leite, como doces e queijos, depois teremos um café da manhã regional na casa de farinha do Zé Serafim, e no sítio da dona Íris será possível comprar o artesanato local, bolos, biscoitos e produtos agrícolas da região”, descreve.

Os passeios oferecidos em União terão o valor máximo de R$ 35,00, incluindo transporte e almoço, e cada grupo terá até 20 pessoas. A comercialização dos pacotes será feita em um quiosque na praça principal do município e no central de artesana.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em

Paulo cardoso silva

Paulo cardoso silva

03/01/2010 18:42:01
hoje, me encontro mais feliz em saber que tem alguem pensando em fazer alguma coisa por essa terra maravilhosa. E que também é minha. Tenham todos um ano novo cheio de saúde felicidades. Sem mais, obrigado.