Notícias > Turismo > Turismo nacional > 

Usina dentro da montanha é atração turística no litoral paranaense

As belezas naturais da Serra do Mar são a morada da maior hidrelétrica subterrânea do sul do País

9 de Fevereiro de 2009.
Publicado por Equipe EcoViagem  

As belezas naturais da Serra do Mar são a morada da maior hidrelétrica subterrânea do sul do País, a Usina Governador Parigot de Souza, ou Capivari-Cachoeira. Localizada no município de Antonina, no 'pé' da Serra do Mar, foi inaugurada em 26 de janeiro de 1971. Com 252 megawatts de potência, sua capacidade é suficiente para atender o consumo de uma população de 500 mil habitantes e é fundamental para o abastecimento do Litoral, dada a proximidade dos grandes centros de carga.

Empreendida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), a usina é sustentada pelo barramento e represamento do Rio Capivari, integrante da bacia do Rio Ribeira e situado no município de Campina Grande do Sul, cerca de 50 km de Curitiba, e a condução da sua vazão é feita por 22 km de túneis escavados no interior da Serra do Mar até um conjunto de quatro turbinas, instaladas a um desnível de 740 metros em relação ao ponto de captação. Depois de gerar eletricidade, a água é restituída no Rio Cachoeira, que também faz parte da bacia litorânea.

No sopé da montanha, três grandes cavernas foram escavadas, compondo a Central Subterrânea: Sala de Válvulas, Sala de Máquinas e Sala dos Transformadores. Na Sala de Máquinas, quatro geradores de 62.500 KW de potência cada, garantem ao Paraná uma produção anual de 900 milhões de KWh.

A usina é aberta à visitação turística nos finais de semana, mas é necessário agendar pelo telefone (41) 3432-1120 ou pelo e-mail visitas.gps@copel.com.

SOBRE O PROJETO LITORAL DO PARANÁ - EMOÇÕES O ANO INTEIRO

Voltado essencialmente para a área do turismo, o Projeto Litoral do Paraná - Emoções o Ano Inteiro teve início ainda em maio de 2005. Começou por meio da articulação entre o Sebrae/PR e a SETU - Secretaria de Estado do Turismo, na implementação de políticas públicas para a região, em especial do Programa de Regionalização do Turismo. No desenvolvimento do projeto, passou a contar com uma série de entidades representativa da iniciativa privada além de outros órgãos municipais, regionais e estaduais. Atualmente, está alinhado às diretrizes do Plano de Desenvolvimento do Turismo do Paraná, norteado por suas três grandes Áreas Estratégicas: Gestão e Fomento ao Turismo; Desenvolvimento de Destinos Turísticos; Promoção e Apoio à Comercialização. Dentro dessas áreas, o Sebrae/PR, por meio do projeto, oferece aos empresários consultoria e capacitação em diferentes temas: desenvolvimento das atividades turísticas, gestão empresarial, marketing, tecnologia e inovação e associativismo e cooperativos. Em 2008, foram mais de 300 empresas atendidas no Litoral do Paraná, que contaram com consultorias, cursos, caravanas técnicas, participaram em eventos de turismo e também do material promocional da região.

Fonte: Paranashop

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Novo centro de eventos em Balneário CamboriúBonito (MS) lança Projeto Economia da Experiência

 

editar    editar    editar    538 visitas    0 comentários