Vacina é fundamental para quem vai viajar

Quem pretende viajar nas férias para o exterior precisa se vacinar contra sarampo, rubéola e febre amarela. A orientação é da Organização Pan-Americana da Saúde

  
  
Quem pretende viajar nas férias para o exterior precisa se vacinar contra sarampo, rubéola e febre amarela

Quem pretende viajar nas férias para o exterior precisa se vacinar contra sarampo, rubéola e febre amarela. A orientação é da Organização Pan-Americana da Saúde, pois essas doenças ainda ocorrem em vários países.

Segundo a enfermeira Rute Castro Teodoro, chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica, da SMSS (Secretaria de Saúde de Santos), a dose deve ser tomada pelo menos 15 dias antes da viagem. "Já as crianças precisam receber a tríplice viral ao completar um ano e, a segunda dose, aos cinco". Recomenda-se a apresentação da carteira de vacinação.

Os sintomas do sarampo são febre alta, tosse com expectoração, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A rubéola apresenta aumento de gânglios, dor nas articulações, febre e manchas avermelhadas. Ambas são transmitidas por meio de secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e respirar.

Fonte: Prefeitura de Santos

  
  

Publicado por em