Verão em Minas

Estado oferece uma infinidade de opções para o turista que quer se deliciar neste verão

  
  
Cachoeiras e paisagens exuberantes são atrativos na Serra do Cipó

Quem escolhe passar o verão de 2010 em Minas Gerais pode contar com uma diversidade de atrações que vão desde a vivência da hospitalidade mineira a opções de passeios que abrangem o turismo histórico, cultural, gastronômico, rural, de natureza e aventura.

Para a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, “é no período das férias, com mais dias disponíveis para o descanso, que o turista pode desfrutar a maior parte do seu tempo passeando com a família em alguns dos diversos destinos turísticos que Minas oferece. Minas Gerais é única, proporciona a vivência do lazer, do conhecimento aliado à história e à cultura. O Estado tem suas particularidades, além de ser rico em paisagens e com uma natureza em abundância. Tudo isso aliado à boa gastronomia e a hospitalidade, que só os mineiros oferecem, fazem com que o visitante vivencie experiências diferentes e marcantes”, afirma.

A Setur preparou sugestões de passeios para que o turista possa curtir a estação mais quente do ano em Minas. Faça suas malas ou arrume a sua mochila. Escolha seu destino e venha viver o verão em Minas Gerais!

Belo Horizonte

Portal de entrada de Minas Gerais, Belo Horizonte une em uma só cidade todas as características encontradas no Estado. O jeito mineiro de acolher os visitantes começa por aqui.

Em janeiro a capital mineira é palco de inúmeras atrações culturais, como a 36ª Campanha de Popularização do Teatro, mostra de dança, teatro, música de rua e erudita. Para se refrescar no final do dia, a dica é apreciar os petiscos preparados pelos bares e restaurantes da cidade, reconhecida nacionalmente como capital nacional dos bares e botecos. No mês de janeiro também acontece a edição especial do festival Cachaça Gourmet.

Adrenalina nas montanhas de Minas

Opções para curtir a natureza em Minas Gerais é o que não falta. O Estado é rico na oferta de roteiros turísticos que contemplam o ecoturismo e o turismo de aventura. No Parque Nacional da Serra do Cipó, o visitante encontra paisagens únicas. São grutas, cachoeiras e montanhas que formam o cenário ideal. Em diversos destinos ao longo da Estrada Real, várias modalidades de turismo de aventura são oferecidas, com segurança e responsabilidade ambiental.

No Parque Estadual do Rio Doce, maior reserva de mata Atlântica de Minas Gerais, há inúmeros lagos naturais formados pelo Rio Doce. No Ibitipoca - parque com intensa visitação - o turista poderá ver a correnteza forte que chega a formar passagens subterrâneas, como a ponte da Pedra. Na Serra do Cipó ou Serra da Moeda as diversas cachoeiras são alternativas para um banho refrescante. Atividades como canoagem e tirolesa também são oferecidas por empresas de receptivos turísticos da Serra do Cipó. Já na Serra da moeda, os esportistas apaixonados pela aceleração da adrenalina encontram naquele lugar um dos melhores pontos de voo livre no país.

Sombra e água fresca

Neste calor, nada melhor do que água para refrescar, relaxar e promover o bem-estar. Em Minas, as estâncias hidrominerais merecem destaque por oferecerem águas com poder medicinal. Poços de Caldas, São Lourenço e Araxá são alguns dos exemplos. Nos destinos que estão localizados ao Sul de Minas, as fontes de água provêm da Serra da Mantiqueira que, preservando boa parte da Mata Atlântica de Minas, privilegia a região com belas paisagens.

O que torna esses passeios únicos é o descanso proporcionado pelas estâncias hidrominerais aliado aos aspectos históricos e culturais encontrados nos casarões seculares, parques, praças e contato com o modo de viver local. Explorar as delícias da culinária típica mineira e o artesanato nos arredores também são uma ótima pedida.

Arte e badalação

É no mês de janeiro que a cultura fervilha nas noites de Tiradentes. A cidade recebe em 2009 a 13ª edição da Mostra de Cinema. O festival exibe um amplo painel das recentes produções cinematográficas brasileiras em vídeos de longa e curta metragens, pré-estréias nacionais, retrospectivas e homenagens. A iniciativa procura incentivar e difundir o cinema brasileiro, promovendo o encontro do público com estas produções, para estimular novas idéias e intercâmbios reflexão. A badalada programação vai do dia 22 ao dia 30 de janeiro e é composta por oficinas, debates, seminários, exposições, apresentações artísticas e programação infanto-juvenil.

Além de abastecer a mente com a sétima arte, o turista pode também desfrutar a região da Trilha dos Inconfidentes. As cidades possibilitam ao visitante o conhecimento da fascinante história mineira. A região possui um conjunto de cidades detentoras de um dos mais representativos patrimônios culturais, artísticos e históricos de Minas Gerais.

Para quem aprecia a erudição e a cultura, a região é bastante adequada. Inúmeros artistas desenvolvem e expõe seus trabalhos de escultura, pintura e música. O artesanato é diversificado e famoso em todo o país - especialmente as peças produzidas no distrito de Bichinho, em Prados. Aos domingos, nas cidades mais antigas, é possível apreciar a música sacra do século XVIII, executada nas Igrejas históricas.

Uma gastronomia que não dá pra explicar

Com tantos atrativos para vivenciar, o turista terá que se programar para conseguir aproveitar tudo e ainda se deliciar com a gastronomia mineira. Isso porque, a cada refeição, são temperos e sabores diferentes, mas igualmente incríveis, regados por causos e aperitivos. Não se pode deixar Minas Gerais sem antes provar: frango ao molho pardo ou com quiabo, pastel de angu, galinhada, carne de sol, pão de queijo, peixada, doces caseiros, queijos e café com rapadura... É na cozinha, próximo ao fogão a lenha, que o mineiro, com a costumeira hospitalidade, recebe suas visitas.

Informações:

- Belotur: (31) 3277-9717 ou 3277-9716
- BH Convention Bureau: 31 3261-2547
- Associação do Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó: (31) 3296-8193
- Associação do Circuito Turístico das Águas: (35) 3332.1222 / 3332.2528
- Associação do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes: (32) 3372-8011
- Universo Produção (Mostra de Cinema de Tiradentes): (35) 3282-2366

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

Publicado por em

WEBER LUCIO PIMENTEL

WEBER LUCIO PIMENTEL

08/02/2011 11:30:49
São Lourenço é uma maravilha!!

ADALTON

ADALTON

03/02/2010 11:28:31
Apesar de não ter uma faixa litorânea, MG oferece uma infinidade de possibilidades turísticas, isso é real. Tomamos por exemplo o Lago de Furnas, Tres Marias, e uma série de outros todos liberados para esportes náuticos das mais diversas modalidades. Não podemos esquecer das praias de água doce do velho Chico que esbanja beleza e exuberancia. As cidades históricas... vamos parar por aí. Quantas maravilhas