A fé que move o Turismo

MTur lança edital para selecionar cinco destinos brasileiros que serão modelos do turismo religioso no país

  
  
Os secretários Nacional de Políticas de Turismo, Isabel Mesquita, e Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins, participaram da palestra sobre o Turismo Religioso

O Ministério do Turismo lançou edital para selecionar cinco municípios brasileiros e promovê-los como destinos-modelo de turismo religioso no país. O lançamento ocorreu na noite desta quarta-feira (13), durante o 6º Salão do Turismo, no Anhembi, em São Paulo.

Para participar, os interessados devem pertencer a uma das 276 Regiões Turísticas do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil do Ministério do Turismo. Devem, ainda, possuir oferta para o turismo religioso. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 19 de agosto. A intenção do MTur é escolher um destino que represente cada macrorregião brasileira.

Atualmente, mais de 370 municípios brasileiros desenvolvem atividades turísticas relacionadas à religião, quase metade deles com calendários de eventos fixados. Destes, 327 têm atrativos católicos, 96 evangélicos e 34 para religiões afrodescendentes.

A chamada pública do projeto Turismo Religioso: Experiências do Brasil prevê a estruturação e qualificação da oferta turística dos cinco destinos eleitos. Será formado um comitê gestor local e encomendado um diagnóstico da oferta municipal de turismo religioso. Também estão previstas a criação de um roteiro turístico oficial para o município, que será publicado no Catálogo de Turismo Religioso Brasileiro, impresso em três idiomas (português, inglês e italiano).

“A iniciativa fortalece o segmento no Brasil a partir do desenvolvimento e gestão da oferta de produtos do turismo religioso de forma integrada, organizada e sustentável”, informou o ministro do Turismo, Pedro Novais. Participaram da cerimônia de lançamento da chamada pública os secretários Nacional de Políticas de Turismo, Isabel Mesquita, e Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins.

O edital com as regras para participação e o formulário de inscrição já estão disponíveis na internet, no portal do Ministério do Turismo: www.turismo.gov.br. O parceiro do MTur nesta ação é o Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (INCEP). Os selecionados serão divulgados em setembro.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em