Notícias > Turismo > Turismo religioso > 

A fé que move turistas

As festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura brasileira

13 de Outubro de 2011.
Publicado por Vininha F. Carvalho  

Em 2010 a fé moveu 6,6 milhões de brasileiros até outros estados, 3,6% das 186 milhões de viagens domésticas registradas pelo Ministério do Turismo (MTur)/Divulgação

Em 2010 a fé moveu 6,6 milhões de brasileiros até outros estados, 3,6% das 186 milhões de viagens domésticas registradas pelo Ministério do Turismo (MTur)/Divulgação

Anualmente, 9,5 milhões de fiéis visitam a cidade de Aparecida

, no interior de São Paulo, para visitar a basílica da cidade e pagar promessas de toda sorte, com todas as finalidades.

No alto do mapa do Brasil, Juazeiro do Norte, no Ceará, é reduto de 2 milhões de pessoas a cada ano, que vão à cidade buscar a benção de Padre Cícero, o milagreiro do Nordeste. Ao Norte, o Círio de Nazaré arrasta 1,5 milhão de romeiros pelas ruas de Belém, a cada outubro.

Em 2010 a fé moveu 6,6 milhões de brasileiros até outros estados, 3,6% das 186 milhões de viagens domésticas registradas pelo Ministério do Turismo (MTur); e trouxe ao Brasil 250 mil fiéis de outros países, 0,5% dos 5,1 milhões de turistas estrangeiros registrados no ano.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, comentou a importância do segmento para os brasileiros. “As festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura brasileira. o que diferencia um turista religioso de um turista interessado em aventura ou lazer, por exemplo, é a sua motivação: a fé. E cada vez mais, com a expansão do setor em nosso país, os brasileiros podem exercitar suas crenças”.

Conforme mapeamento da pasta, o turismo religioso tem 96 destinos em todo o Brasil, sendo 18 deles integrados aos 65 destinos turísticos indutores listados pelo MTur. Entre os 344 municípios listados no mapeamento, 177 possuem calendário fixo de eventos religiosos.

Segmentação

O turismo religioso caracteriza-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas.

O segmento é – juntamente com o Turismo Cívico, o Turismo Étnico, e o Turismo Místico e Esóterico – um dos nichos do Turismo Cultural no Brasil.

Grupo de trabalho - Na primeira semana de setembro foi realizada em Juazeiro do Norte, no Ceará, Terra de Padre Cícero, a quarta reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso, implementado pelo MTur para buscar meios de estruturação do segmento.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: MTur

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Aparecida, a capital do turismo católico no BrasilA fé que move turistas pelo Brasil

 

editar    editar    editar    0 visitas    0 comentários