Caravana visita a Via Sacra de Monsenhor Gil, no Piauí

Município localizado a 56 km de Teresina é alternativa de turismo religioso no Estado

  
  

Nesta quinta-feira (19), o Sebrae no Piauí apresenta a uma caravana de formadores de opinião a Via Sacra de Monsenhor Gil, município localizado a 56 quilômetros ao sul de Teresina. A obra é um marco na história do turismo religioso da cidade.

A caravana, que saiu de Teresina às 8 hors, é integrada por 20 pessoas, entre técnicos do Sebrae/PI, jornalistas, agentes de viagem, guias de turismo, publicitários e diretores da Piauí Turismo e da Associação Piauiense de Municípios.

Os visitantes foram recebidos pelo prefeito do município, José Noronha, que ofereceu um café da manhã na Casa Paroquial, localizada no centro de Monsenhor Gil, que é a segunda parada da Rota dos Caminhos de Santa Cruz, roteiro religioso que percorre várias localidades até chegar à cidade de Santa Cruz dos Milagres.

“A Via Sacra de Monsenhor Gil surge como uma alternativa para o turismo religioso do Estado. Queremos consolidar esse roteiro como destino a ser visitado não só no período da Semana Santa, mas o ano todo, contribuindo para a geração de trabalho e renda naquela região”, afirma a gestora do Projeto Turismo de Teresina do Sebrae no Piauí, Ceres Rebelo.

Ainda segundo Ceres, a Via Sacra de Monsenhor Gil tem um grande diferencial, que é a sua proximidade de Teresina, o que torna mais fácil a visitação. “O investimento nessa rota vai contribuir para alavancar o turismo religioso, dando destaque para a cidade dentro do Roteiro dos Caminhos de Santa Cruz”, acrescenta Ceres.

Entre as ações previstas pela prefeitura municipal para garantir a divulgação da Via Sacra estão uma campanha publicitária, que será desenvolvida por agência da capital; e um portal de entrada na cidade, apresentando a nova opção de visita para os turistas que passarem na região.

Para o prefeito de Monsenhor Gil, José Noronha, a caravana vai contribuir para o desenvolvimento do turismo no município. “Com a atenção da imprensa e dos diversos órgãos e empresas públicas e privadas teremos maiores chances de gerar uma ação com fins turísticos que tenha resultados positivos. A Via Sacra é um equipamento maravilhoso, que precisa ser usado de forma ordenada e planejada, sendo definida como um produto turístico do Estado. Com a experiência do Sebrae no segmento do turismo, esperamos alcançar com mais eficácia as nossas metas”.

A Via Sacra de Monsenhor Gil fica localizada no Morro do Cruzeiro, uma elevação íngreme, com cerca de 190 metros de altura, que atrai dezenas de pessoas diariamente para fazer preces e orações diante de uma cruz de madeira colocada no local pelos primeiros habitantes da cidade.

Antes da construção da via, os fiéis se arriscavam para subir o morro, devido ao seu difícil acesso. Por iniciativa da administração municipal, o Morro do Cruzeiro foi dotado de uma infra-estrutura excelente para receber a população, visitantes e romeiros, tendo o acesso até o seu topo facilitado.

A via possui doze estações e pavimentação ao longo de todo o percurso, com 222 degraus antiderrapantes, corrimãos e um templo da ressurreição no alto do mirante do cruzeiro. A vista do topo do morro revela a beleza daquela pequena cidade.

Serviço:
Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae/PI - (86) 3216-1305
Gerente Gilson Vasconcelos – (86) 9427-0956

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em