Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Notícias > Turismo > Turismo religioso > 

Circuito das Igrejas começa neste domingo, com concerto em Olinda/PE

O projeto prevê a apresentação de músicas sacras em igrejas de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes e a abertura desses monumentos, considerados patrimônios históricos, à visitação pública.

27 de Novembro de 2009.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Começa neste domingo (29/11) o Circuito das Igrejas, promovido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur/PE), em parceria com a Arquidiocese de Olinda e Recife. O projeto prevê a apresentação de músicas sacras em igrejas de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes e a abertura desses monumentos, considerados patrimônios históricos, à visitação pública. Neste domingo, a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música se apresenta, às 17 horas, na Igreja da Sé, em Olinda, sob a regência do maestro José Renato Accioly.

O Circuito nas Igrejas prevê a abertura de onze igrejas, em Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes, diariamente, a partir de dezembro, das 9h às 17h, para a visitação pública. Oitenta estagiários dos cursos de turismo, eventos, hotelaria e gastronomia guiarão os visitantes pelos monumentos. “Assim, turistas e também a população de Pernambuco poderão conhecer um pouco mais sobre a importância histórica e detalhes da arquitetura desses monumentos”, afirma o secretário de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho.

O segundo concerto do Circuito nas Igrejas acontecerá no dia 03 de dezembro (quinta), às 20 horas, Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife, com o grupo Sagrama, sob a direção de Sérgio Campelo. O terceiro concerto está marcado para o dia 06 de dezembro (domingo), às 17 horas, no Seminário de Olinda, também no Alto da Sé, com a participação da Orquestra e Coro Bravo, sob a regência de Dierson Torres.

Patrimônio histórico - Cidades irmãs fundadas por portugueses no século XVI e invadidas por holandeses no século XVII, Recife e Olinda detêm um dos maiores patrimônios históricos do país. Declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, Olinda encanta pela beleza natural e também pela arquitetura colonial que inclui diversas igrejas. No Recife, o centro histórico, formado pelos bairros de São José, Santo Antônio e Recife Antigo, reúne casarões antigos e igrejas seculares de igual importância.

O projeto O projeto Circuito nas Igrejas tem o apoio do IPHAN, Prefeitura do Recife, Prefeitura de Olinda, Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a Fundação Gilberto Freyre.

Confira a programação dos concertos do projeto Circuito nas Igrejas:

Dia 29/11 (domingo) - 17h - Igreja da Sé (Olinda) - Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música. Regência: José Renato Accioly

Dia 03/12 (quinta-feira) - 20h – Igreja da Madre de Deus (Recife) – Grupo Sagrama. Direção: Sérgio Campelo

Dia 06/12 (domingo) - 17h - Seminário de Olinda - Orquestra e Coro Bravo. Regência: Dierson Torres

Dia 10/12 (quinta-feira) – 20h - Ordem 3ª do Carmo (Recife) - 4 Sopranos

Dia 13/12 (domingo) - 17h – Igreja da Madre de Deus (Recife) - Coro Contracantos. Regência: Flávio Medeiros

Dia 17/12 (quinta-feira) – 20h - Igreja São Pedro dos Clérigos (Recife) - Quarteto de Cordas Encore

Dia 20/12 (domingo) – 17h - Basílica do Carmo (Recife) - Orquestra Retratos do Nordeste. Direção: Marcos César

Dia 27/12 (domingo) – 17h - Igreja da Madre de Deus (Recife) - Camerata Pernambuco. Regência: Nilson Galvão Jr.

Dia 29/12 (terça-feira) - 20h - Mosteiro de São Bento (Olinda) - Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música e Coro Bravo. Regência: José Renato Accioly.

Fonte: Secretaria de Turismo de Pernambuco

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Praças do Recife se vestem de luz e cor para o NatalViagens pela fé

 

editar    editar    editar    335 visitas    0 comentários