Congada de Santa Efigênia (GO) anuncia Romaria do Muquém

Tradicional manifestação popular de Niquelândia integra os trabalhos do Planejamento Estratégico do Turismo do município

  
  
Niquelândia planeja tradições locais para o desenvolvimento do turismo no município

Neste final de semana (25 e 26 de julho), o município de Niquelândia, no norte de Goiás, distante 320 km de Goiânia, revive as celebrações da Congada de Santa Efigênia, uma das tradicionais festas religiosos do local. Segundo o padre Aldemir Franzin, reitor do Santuário do Muquém, uma imensa igreja com capacidade para 27 mil pessoas, a cerca de 45 km da cidade, a congada faz parte dos trabalhos do Planejamento Estratégico do Turismo Religioso de Niquelândia, em confecção junto ao Sebrae/GO, por meio do Projeto Economia Criativa das Festas Populares de Goiás, e parceiros como a prefeitura local, entidades e comunidades do município.

Niquelândia se prepara assim para a realização da Romaria do Muquém, que este ano acontece de 5 a 15 de agosto, completando 263 anos de existência. “Com isso, a Congada de Santa Efigênia torna-se uma espécie de cartão de visitas para as ações do Planejamento Estratégico em andamento, que deve gerar emprego e renda na cidade, além de contemplar não apenas o turismo religioso em Niquelândia, mas o natural também, visto que a região possui atrações como o Lago de Serra da Mesa, pousadas, montanhas para esportes radicais e trilhas ecológicas”, afirma o padre.

Aliás, Franzin observa que este ano será a primeira vez que a Congada de Santa Efigênia se apresentará dentro do Santuário do Muquém, com data marcada para 15 de agosto, durante a romaria. “Devemos aproveitar nossas tradições para o desenvolvimento do turismo em Niquelândia, que pode aumentar o seu número de visitantes em 100 mil nesta romaria”, estima o reitor.

Além do Sebrae/GO e o Santuário de Muquém, o Planejamento Estratégico do Turismo Religioso de Niquelândia possui mais cinco parceiros, entidades que devem fazer valer o esforço turístico para desenvolvimento do município: Universidade Estadual de Goiás (UEG), Prefeitura local, Goiás Turismo, Associação Comunitária Santa Efigênia e Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin).

Serviço:
Congada de Santa Efigênia
Dias 25 e 26 de julho de 2009
Niquelândia (GO)
Planejamento Estratégico do Turismo Religioso de Niquelândia
Projetos Multissetoriais do Sebrae/GO em Goiás - (62) 3250-2264
Agência Sebrae de Notícias em Goiás (ASN/GO) - (62) 3250-2268

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em