Conheça o Circuito Religioso de Aparecida que só em 2012 receberá 15 milhões de fiéis

Até o final do ano, estima-se que 15 milhões de fiéis participem do Circuito Religioso em Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá

  
  
São três pequenas cidades, mas que reúnem a tradição e a fé de milhões de pessoas. Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá, localizadas no Vale do Paraíba, fazem parte do Circuito Religioso

São três pequenas cidades, mas que reúnem a tradição e a fé de milhões de pessoas. Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá, localizadas no Vale do Paraíba, fazem parte do Circuito Religioso. Neste mês, por conta da festa da padroeira, Nossa Senhora Aparecida, os municípios veem sua população triplicar. Até o final do ano, estima-se que 15 milhões de fiéis visitem as principais atrações do circuito.

Os peregrinos chegam de todas as partes do País e até do exterior. Ao longo do caminho, podem ser avistados homens, mulheres e crianças de bicicleta, a pé, a cavalo ou mesmo carregando cruzes para agradecer uma graça alcançada. Margeada pelas Serras da Mantiqueira e do Mar, a região é rica em atividades turísticas, além das igrejas e dos centros de peregrinação.

As festividades em Aparecida em homenagem a Nossa Senhora, a padroeira do Brasil, se estendem até domingo (14). O ponto alto das festividades ocorre na sexta, dia 12. A tradicional romaria dos motociclistas concentra-se na BR-116 - Rodovia Presidente Dutra, que une São Paulo ao Rio de Janeiro.

Aparecida, cidade de 35 mil habitantes, estima receber 300 mil visitantes entre 12 e 14 de outubro. Para agradar aos turistas, Aparecida terá vasta programação com procissões, carreata, shows com Renato Teixeira, Sérgio Reis, Guilherme Arantes e Kléber Oliveira. E tudo de graça.

Distante 188 quilômetros da capital paulista, o turismo da cidade gira em torno da gigantesca basílica nova de Aparecida, que recebe milhares de peregrinos.

Um dia é suficiente para ver a famosa imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (a santa negra encontrada no Rio Paraíba, em 1717), assistir a uma missa e conhecer a histórica da velha basílica. Destaque para a Sala dos Milagres, onde, em agradecimento à santa, os fieis deixam fotos, vestidos de noiva e membros de partes do corpo produzidos em cera. Outros pontos turísticos da cidade são Porto Itaguaçu, Morro do Cruzeiro, Passarela da Fé, Relógio de Flores e a Igreja de São Benedito.

A menos de 30 quilômetros de Aparecida está a cidade de Guaratinguetá, que detém a Rota Franciscana - Frei Galvão

Primeiro santo brasileiro
A menos de 30 quilômetros de Aparecida está a cidade de Guaratinguetá, que detém a Rota Franciscana - Frei Galvão, do Programa Caminha SP, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. O caminho tem 818 quilômetros: 767 para caminhantes e outros 51 quilômetros percorridos de trem: de Mogi das Cruzes até a Estação da Luz, na capital.

Guaratinguetá está distante 187 quilômetros da capital paulista. Carinhosamente chamada de Guará, a cidade é outro ponto de peregrinação religiosa na Via Dutra. Os fiéis encontram a casa onde nasceu e viveu Santo Antônio de Sant´Anna Galvão, o Frei Galvão. As milagrosas pílulas do primeiro santo nascido no Brasil continuam sendo distribuídas na catedral de Santo Antônio, construída no século 17. De estilo barroco, tem um belo órgão de 800 tubos, e foi o local em que Frei Galvão oficiou a primeira missa em 1762. Cada visitante leva três pílulas embaladas com o folheto explicativo. São 300 mil por mês e 3,6 milhões por ano. Segundo estimativas do município, a cidade recebe 1,2 milhão de turistas por ano. Outra atração da cidade: muçarela de búfala artesanal.

Cachoeira Paulista, conhecida graças ao seu potencial turístico religioso, recebe, anualmente, cerca de 2 milhões de pessoas que buscam a fé e a religião na comunidade Canção Nova, no Santuário Nacional de Santa Cabeça

Renovação
Cachoeira Paulista, conhecida graças ao seu potencial turístico religioso, recebe, anualmente, cerca de 2 milhões de pessoas que buscam a fé e a religião na comunidade Canção Nova, no Santuário Nacional de Santa Cabeça, entre outras igrejas na cidade, como as de Santo Antonio e de São Sebastião. Canção Nova é uma comunidade católica brasileira fundada pelo Monsenhor Jonas Abib, em 1978, seguindo as linhas da Renovação Carismática Católica. Conta com sistema de rádio e televisão, estendendo-se a outros países como Portugal, Itália, Israel, Estados Unidos e França.

Em Cachoeira acontece a tradicional festa em homenagem à Santa Cabeça, todo ano, no segundo domingo do mês de dezembro, com romarias vindas de todo o País. Procissão em homenagem a Santa Cabeça sai de madrugada da paróquia de Santo Antônio, na área urbana da cidade, em direção ao santuário. Este local é o novo ponto de romarias voltadas para o turismo religioso. A santa é invocada para interceder pelas enfermidades relacionadas à cabeça. A igreja tem recebido cerca de 2 mil pessoas por mês. No segundo domingo de dezembro, quando é comemorado o Dia de Santa Cabeça, chegam ao santuário em torno de 60 mil fiéis. As missas são celebradas todos os domingos, às 9h30. O Santuário fica na SP-68, estrada dos Tropeiros.

Fonte: Governo de São Paulo

  
  

Publicado por em

Alessandra L. Reis

Alessandra L. Reis

30/05/2014 15:46:17
Esqueceram de colocar a cidade de Lorena, onde se situa a única Basílica de São Benedito do mundo e a cidade de Canas , onde está sendo construída a Sede Nacional da RCC (Renovação Carismática Católica).

Luiz nascimento marques

Luiz nascimento marques

06/03/2013 10:13:16
Ótimo!