Cultura e religiosidade na Festa do Divino em São Luiz do Paraitinga

De 3 a 12 de junho, acontece a mais tradicional e importante celebração da cidade de São Luiz do Paraitinga, a Festa do Divino

  
  

De 3 a 12 de junho, acontece a mais tradicional e importante celebração da cidade de São Luiz do Paraitinga, a Festa do Divino. São manifestações de fé em forma de missas, procissões e orações que se unem a apresentações folclóricas de caráter popular para formar o evento realizado pelos Festeiros do município.

Um dos destaques da programação é a tradicional apreciação do prato Afogado. Oferecido a todos os que visitarem o Mercado Municipal durante os dois sábados da Festa, sua degustação significa o desejo local de fartura para os que vivem o momento de celebração. No dia 11, também há a marcante apresentação da Cavalhada, na qual os cavaleiros da região dramatizam batalhas entre mouros e cristãos.

Ainda aos finais de semana são realizadas várias apresentações de Congada e Moçambique, ritos de origem africana que percorrem a cidade inteira com suas canções e estandartes louvando São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, santos típicos de devoção dos antigos escravos do Brasil. Os simbólicos bonecos gigantes João Paulino e Maria Angu também se fazem presentes no local para enfeitar ainda mais a Festa. O domingo de encerramento é marcado com uma grande procissão e a missa para a celebração do Divino.

Os visitantes que desejam participar de todas as comemorações terão em São Luiz do Paraitinga diversas opções de pousadas para a acomodação durante os dias de festejo. Elas já estão preparadas para oferecer uma hospedagem com muito conforto e que remeta ao clima das tradições.

Mais informações sobre a cidade podem ser obtidas no site www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em