Igrejas do Centro Histórico de Porto Alegre no roteiro do

Um passeio de duas horas pelas antigas e belas igrejas do Centro Histórico de Porto Alegre é o roteiro da próxima caminhada orientada do Viva o Centro a Pé

  
  
Catedral Metropolitana tem entre seus destaques os mosaicos do frontispício

Um passeio de duas horas pelas antigas e belas igrejas do Centro Histórico de Porto Alegre é o roteiro da próxima caminhada orientada do Viva o Centro a Pé, no sábado, 29. Serão visitadas as igrejas Nossa Senhora das Dores, Catedral Anglicana da Santíssima Trindade, São José, Luterana da Reconciliação e Catedral Metropolitana.

A saída é às 10h, do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano. Em caso de chuva será transferido para o sábado seguinte. As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura.

O roteiro das igrejas do Centro Histórico terá orientação do professor Cláudio Calovi Pereira, que leciona História da Arquitetura e Projeto Arquitetônico, na Faculdade de Arquitetura da Ufrgs. Doutor em Arquitetura pelo M.I.T. (Cambridge, EUA), atua como orientador nos programas de mestrado e doutorado do Propar-Ufrgs.

Inscrições - As inscrições já estão abertas devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com, ou pelos telefones 3333-1873 e 3289-3738. O valor é 1 kg de feijão, ou arroz, ou óleo de cozinha, ou uma lata de leite em pó. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. As inscrições pela Internet devem ser feitas até o dia 28, às 14h.

Igreja Nossa Senhora das Dores é a mais antiga da cidade ainda existente

Roteiro - Igreja Nossa Senhora das Dores: É a mais antiga igreja ainda existente, sendo sua pedra fundamental de 1807. As obras só foram concluídas em 1904. Tombada e declarada patrimônio histórico e artístico nacional em 1938, é a única, na Capital, a ser tombada em nível nacional. Nave e capela-mor foram recentemente restauradas. O templo possui diversas estátuas preciosas trazidas de Portugal em 1871, duas imagens da padroeira, uma de 1820 e outra da segunda metade do século XVII, além de imagens oriundas da Itália e Espanha.

Catedral Metropolitana - Entre os destaques dessa edificação está a fachada com seus mosaicos do frontispício, executados pela Academia de Mosaicos do Vaticano, representando a história da igreja no Estado. Painéis laterais representam as cenas da Anunciação e da Crucificação, tendo o Pantocrator, acima, no tímpano. O interior possui uma notável majestade e elegância de proporções, e sua arquitetura forma atraentes padrões geométricos, intensificados pelos efeitos de iluminação interna. O altar-mor possui uma bela estátua barroca da Virgem com o Menino Jesus aos braços, entronizada contra uma pintura mural de Aldo Locatelli.

Igreja São José - O projeto da é de autoria de Joseph Lutzenberg, importante arquiteto, professor e artista plástico de origem alemã radicado no Brasil. A construção iniciou-se em 1920 e foi inaugurada em 1924, a tempo das comemorações do centenário da imigração alemã no RS. A Igreja é um dos projetos mais originais de Lutzenberger, construído em um vigoroso estilo eclético com fortes traços art déco de geometria rigorosa e rica em soluções originais.

O Caminho dos Antiquários - A feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central ,o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua.

A realização é da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Turismo (SMTUR), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama. Visite o nosso site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro.

Prefeitura de Porto Alegre

  
  

Publicado por em