Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é entronizada na Europa Central

Pela primeira vez, Nossa Senhora Aparecida será entronizada na Europa Central. A imagem da Padroeira do Brasil, fac-símile numerado do qual só existe mais um exemplar na Europa, em Portugal, ficará ao lado de Menino Jesus de Pr

  
  

Pela primeira vez, Nossa Senhora Aparecida será entronizada na Europa Central. A imagem da Padroeira do Brasil, fac-símile numerado do qual só existe mais um exemplar na Europa, em Portugal, ficará ao lado de Menino Jesus de Praga, na Igreja Nossa Senhora Vitoriosa, na capital da República Tcheca.

A cerimônia de entronização será realizada no dia 17 de setembro pelo Arcebispo brasileiro Dom Raymundo Damasceno Assis, e pelo Cardeal da Arquidiocese de Praga, Miloslav Vlk. A Primeira Dama da República Tcheca, Lívia Klausová, e o Ministro de Relações Exteriores, senador Karel Schwarzenberg, já confirmaram presença.

A entronização é resultado de uma solicitação feita aos empresários brasileiros pelo embaixador do Brasil na República Tcheca, Affonso Massot, em visita a São Paulo no final do ano passado. Na ocasião, o embaixador pediu o apoio de empresários, entre eles Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), e Fernando Arruda Botelho, do Instituto Arruda Botelho, para levar a imagem de Nossa Senhora Aparecida à República Tcheca.

"Os milhares de brasileiros que visitam Praga todos os anos passarão a ter um marco de referência de nosso país que os fará sentirem-se ainda mais confortados e próximos da pátria, promovendo-se dessa forma uma aproximação muito especial – e perene – entre as cidades de Aparecida e Praga, e entre o Brasil e a República Tcheca", diz o embaixador Massot.

ROTEIRO:

A imagem de Nossa Senhora Aparecida sairá do Santuário de Aparecida às 11 horas do dia 14 de setembro, em direção à Base Aérea de Guaratinguetá. Um carro do Corpo de Bombeiros transportará a imagem, acompanhada por Dom Damasceno, Arcebispo de Aparecida, e por fiéis.

Às 12 horas, na Base Aérea de Guaratinguetá, haverá uma solenidade em homenagem à Santa Padroeira do Brasil.

Às 12h30, a comitiva, composta por Dom Damasceno e empresários, começará a viagem para Praga, com uma parada em Natal, Rio Grande do Norte.
Em Natal, com chegada prevista para 16h45, a imagem será levada em carro do Corpo de Bombeiros para a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, onde acontecerá uma missa, às 18 horas, com a presença de fiéis de toda a região.

No dia 15, às 7 horas, a comitiva partirá para seu destino final, Praga.

Dia 17 de setembro, às 12 horas, será celebrada a entronização, na Igreja Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga.

A imprensa poderá acompanhar o percurso da imagem de Nossa Senhora Aparecida do Santuário até a Base Aérea de Guaratinguetá, onde Dom Damasceno e convidados poderão ser entrevistados pelos jornalistas presentes.

Em Natal, a imprensa local também poderá receber a imagem na Base Aérea e acompanhar a missa na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. A comitiva falará com a imprensa na Base Aérea de Natal.

Em Praga, no dia 13 de setembro, às 11 horas, o Embaixador Affonso Massot dará entrevista coletiva na Embaixada do Brasil, para contar detalhes da entronização.

HISTÓRICO DA IMAGEM:

No ano de 1717, no Porto de Itaguaçu, no Brasil, em uma época extremamente escassa de peixes, três pescadores jogaram uma rede que voltou vazia, a não ser por uma imagem em terracota, de 39 cm, que jazia ao fundo dela. A imagem estava quebrada na altura do pescoço.

Os pescadores jogaram novamente a rede e, desta vez, pescaram uma pequena cabeça. Reunindo cabeça e corpo, descobriram que a imagem era a de Nossa Senhora da Conceição. Na terceira vez em que jogaram a rede, ela voltou carregada de peixes. E a pescaria continuou tão abundante que os pescadores e sua família deram conta que só poderia ter acontecido um milagre.

Por ter aparecido de uma maneira tão misteriosa, a imagem passou a ser conhecida como "Aparecida", nome que a consagrou na devoção popular.
A primeira capela foi construída no Morro dos Coqueiros, hoje Praça Nossa Senhora Aparecida. Sua inauguração, e com ela o surgimento do povoado de Aparecida, aconteceu no dia 26 de julho de 1745.

Em 1930, o Papa Pio XI assinou decreto proclamando Nossa Senhora Aparecida a Padroeira do Brasil. Seu dia é comemorado em 12 de outubro, feriado nacional.

Hoje, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, onde a imagem se encontra, é considerado o maior santuário mariano do mundo, localizando-se entre Rio de Janeiro e São Paulo, as duas maiores cidades do país.

Fonte: FIESP

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em

Valdiscrei

Valdiscrei

11/05/2009 15:05:40
Estou muito contente de saber que esta imagem ficará do lado do menino Jesus,deve ser emocionante os brasileiros sentirem sua presença num lugar tão distante
estivemos nesta Igreja em 2006, 60 pessoas da região sul
cantamos a missa por inspiração do Espirito Santo e o Frei ficou tão feliz que por ele ficariamos horas cantando.Jamais esqueceremos aquele dia,obrigado por esta noticia.

OBRIGADA!

Nina Rodrigues

Nina Rodrigues

13/01/2009 12:13:47
Leia a Bíblia
O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa.
... Uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.
Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam.
E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimou no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore?
Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que já não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?
Livro de Isaias Cap. 44 ver: 13 até 20

Jose Geraldo

Jose Geraldo

12/10/2008 13:16:03
sem palavras, alias nem tem palavras que possa expressar o sentimento de amor e devoção a Senhora Aparecida, so vamos compreender essa graça de Deus de nos dar Maria como nossa mãe quando estivermos todos no ceu na casa do Pai. SAlve Maria

Catarina Cristov Quadro

Catarina Cristov Quadro

09/09/2008 18:41:57
Estou muito contente de saber que esta imagem ficará do lado do menino Jesus,deve ser emocionante os brasileiros sentirem sua presença num lugar tão distante
estivemos nesta Igreja em 2006, 60 pessoas da região sul
cantamos a missa por inspiração do Espirito Santo e o Frei ficou tão feliz que por ele ficariamos horas cantando.Jamais esqueceremos aquele dia,obrigado por esta noticia.