Papa Bento XVI abençoará Circuito Turístico Religioso

A vinda do Papa Bento XVI ao Brasil já mobiliza milhões de pessoas no País inteiro. O pontífice ficará de 9 a 13 de maio no Estado de São Paulo, sendo os três primeiros dias na capital e os demais no interio

  
  

A vinda do Papa Bento XVI ao Brasil já mobiliza milhões de pessoas no País inteiro. O pontífice ficará de 9 a 13 de maio no Estado de São Paulo, sendo os três primeiros dias na capital e os demais no interior, em visita às cidades de Aparecida e Guaratinguetá, onde nasceu Frei Antônio de Sant'Ana Galvão, o primeiro santo brasileiro.

No interior de São Paulo, Bento XVI visitará um dos pontos turísticos contemplados pelo Circuito Turístico Religioso do Vale do Paraíba - recentemente lançado pelo Sebrae em São Paulo e parceiros locais, a Fazenda Esperança, uma das 41 unidades do Brasil para recuperação de pessoas com dependência química.

No local, o Papa abençoará o roteiro, simbolizado por cinco painéis (2m X 1,5m) que retratarão Nossa Senhora Aparecida, Frei Galvão e a Canção Nova, ícones máximos do circuito, representando respectivamente as cidades de Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista.

O circuito

Lançado em 4 de fevereiro pelo Sebrae em São Paulo e parceiros dos três municípios envolvidos, o Circuito Turístico Religioso do Vale do Paraíba reúne atrativos turísticos religiosos das três cidades. Resultado de um projeto trabalhado pelo Sebrae/SP há mais de um ano, começou com a articulação da entidade com lideranças políticas e empresariais do local para identificação das necessidades, estabelecimento de estratégias e análises de resultados.

A iniciativa tem o objetivo de estimular o turista a permanecer mais um dia na região, visitando a cidade vizinha e auxiliando o desenvolvimento dos municípios, com geração de emprego e renda.

Os resultados esperados, além da captação de 5% sobre o fluxo de turistas já existente, são o aumento de 70% da taxa média de ocupação hoteleira, o crescimento de 40% na oferta de produtos turísticos, a comercialização de 30% mais diárias, 10% mais passeios e 30% mais refeições, elevando o movimento e desenvolvendo as economias locais.

Para receber bem os visitantes, 22 guias de turismo foram capacitados em curso especializado, oferecido com a parceria do Sebrae, e estão aptos a levar os turistas e a falar sobre cada um dos atrativos abordados.

Arte dos painéis

Enock Vilela, natural de Lorena, cidade localizada na região do Vale do Paraíba, é o artista plástico responsável pela pintura dos painéis que retratarão o Circuito Turístico Religioso.

Profissional de artes há mais de 20 anos, Vilela usou a técnica portuguesa de pintura azulejo baixo esmalte, que consiste em utilizar os azulejos sem esmalte para a pintura e depois vitrificá-lo (utiliza-se vidro em pó para cobrir e, em seguida, a obra vai ao forno para fixação). "Essa técnica garante uma durabilidade maior ao trabalho. Após mais de 500 anos a pintura estará intacta", explica o artista.

Vilela está trabalhando em parceria com o artista português Idoíno Fernandes, que utiliza a técnica no Brasil há mais de 15 anos, e se disse honrado com a oportunidade. "Fiquei muito feliz com o convite. Será uma oportunidade única, muito importante", afirmou comovido.

Chef do Papa

Mário César Medeiros, proprietário do restaurante Quatro Estações, de Lorena, também está comemorando a vinda do Papa ao Brasil. Ele é um dos empresários da região que será beneficiado com a visita e tem trabalhado muito em função dela. Medeiros foi escolhido pela comitiva do Vaticano para cozinhar para o pontífice. "Fiquei muito emocionado com o convite, estou ansioso", afirmou.

Com 11 anos de experiência no exterior, sendo cinco em Londres e seis nos Estados Unidos, Medeiros sempre trabalhou com gastronomia e há dois anos montou seu estabelecimento em Lorena. "O movimento do meu restaurante triplicou depois do anúncio", festejou. "Cozinhar para o Papa tem dado grande visibilidade ao meu trabalho e ao meu negócio. Estou muito contente e muitas portas estão se abrindo para mim".

O chef já recebeu convites para abrir estabelecimentos em outras cidades, mas mantém seu sonho antigo. "Sempre quis montar uma rede de restaurantes, pensava em abrir outras unidades do Quatro Estações nas cidades vizinhas à Lorena. Agora acho que ficará mais fácil", contou.

O cardápio da comitiva do Papa incluirá massa, carne e peixe, mas os detalhes são guardados a sete chaves. Entretanto, assim que o pontífice deixar o Brasil, ficará à disposição dos clientes. "Acredito que virá gente de diversas cidades para conhecer, pela curiosidade de saber o que o Papa comeu", aposta Medeiros. "Estou muito animado, não vejo a hora de tudo acontecer", concluiu o chef.

Atrativos turísticos religiosos:

Aparecida

O mais importante símbolo da cidade é o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, considerado o maior santuário mariano do mundo. A Basílica Nova do Santuário, construída em 11 de novembro 1955, tem capacidade para receber 75 mil pessoas e possui a forma de uma Cruz Grega, com suas naves (ala central) medindo 40 metros de altura, a cúpula 70 metros, com 78 metros de diâmetro, e a torre 100 metros.

O movimento de peregrinos ao Santuário Nacional tem crescido a cada ano. Em 1900, calculava-se o número anual de visitantes em 150 mil, movimento registrado no ano passado em um único dia, 12 de outubro, festa da padroeira.

A Basílica oferece mais de quatro mil vagas de estacionamento para carros e 2,5 mil para ônibus, além de lojas, praça de alimentação, berçário, lanchonete, livraria, ambulatório e local para o visitante descansar. Mas a cidade conta também com:

- Morro do Cruzeiro, o lugar onde todos os anos é encenada a via sacra, nas sextas-feiras do período da quaresma. No local, totalmente reformado para receber os milhares de visitantes que passam por ali, há uma grande imagem de Nossa Senhora Aparecida (mirante da Santa).

- Porto Itaguaçu, visitado em embarcação para 60 pessoas durante passeio de balsa com os romeiros pelo local onde foi encontrada a imagem da santa.

Guaratinguetá :

Frei Antônio de Sant'Ana Galvão nasceu em Guaratinguetá, em 1739. Ordenou-se sacerdote franciscano e consagrou-se à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, assinando esse ato com seu próprio sangue.

Graças às suas virtudes, seus dons sobrenaturais e sua caridade com doentes e carentes, ainda em vida era considerado santo. De sua inspiração nasceram as famosas 'pílulas de Frei Galvão', com seu escrito invocando Nossa Senhora, e que até hoje são muito procuradas em momentos de angústia e doença.

Em São Paulo, Frei Galvão construiu e fundou o Mosteiro da Luz. Destacou-se como arquiteto nessa construção, que hoje é declarada pela Unesco como 'Patrimônio Cultural da Humanidade'.

O beato faleceu em 1822, com fama de santidade, e está sepultado na capela do Mosteiro da Luz. Em 1998, foi beatificado em Roma, pelo Papa João Paulo II, dele recebendo os títulos 'Homem da Paz e da Caridade' e 'Patrono da Construção Civil no Brasil'. Sua festa é realizada em 25 de outubro - data de sua beatificação.

Na cidade natal de Frei Galvão, há vários produtos turísticos trabalhados no circuito:

- Gruta de Nossa Senhora de Lourdes: construída em 1924 para ser um orfanato para meninas pobres, chamado Casa do Puríssimo Coração de Maria. Desde 1991 é um semi-internato para crianças carentes, para onde centenas de visitantes se dirigem em oração para a santa (há uma grande imagem de Nossa Senhora de Lourdes no centro da gruta) e em busca das 'águas milagrosas' (corta o interior da gruta uma corrente de água, conhecida por realizar milagres).

- Catedral de Santo Antônio: igreja mais antiga da cidade, a catedral do padroeiro de Guaratinguetá foi construída em pau-a-pique no estilo barroco em 1630, inicialmente como capela e onde Frei Galvão foi batizado e rezou sua primeira missa.

- Igreja de Frei Galvão: no local onde hoje está a Igreja de Frei Galvão existia a pequena capela de São José, desde 1983, que foi demolida para a construção da Igreja de São José, em 1997. Em outubro do ano seguinte, quando Frei Galvão foi beatificado, a igreja recebeu o nome de Igreja de São José e Frei Galvão, conhecida popularmente apenas como Igreja de Frei Galvão.

- Seminário Frei Galvão: recebe alunos de todo o País para formação religiosa franciscana e conta com uma grande imagem em cimento de Nossa Senhora de Fátima, medindo dez metros de altura, e uma estátua de Frei Galvão, com aproximadamente sete metros. Além disso, possui um acervo dos objetos pessoais do beato.

- Museu Arquivo Histórico e Memória de Guaratinguetá Frei Galvão, conhecido popularmente como Museu Frei Galvão: acervo de documentos, livros e artigos que remontam a história do município e onde também se encontram materiais históricos de Frei Galvão.

- Casa de Frei Galvão: local onde nasceu o beato, em 1739. Foi reconstruída pela iniciativa particular em 1989, em comemoração aos 250 anos de seu nascimento. Hoje abriga as relíquias que relatam sua vida religiosa e seus milagres. A casa foi tombada, por seu valor histórico e arquitetônico, conservando o estilo colonial da época.

- Fazenda Esperança: uma das 41 unidades do Brasil para recuperação de pessoas com dependência química. Neste atrativo, o visitante conhecerá a história da fazenda, a transformação e inserção de jovens dependentes, as atividades agrícolas e fabris realizadas (embutidos, plásticos reciclados, madeira, água sanitária e congelados), a Capela de Pedra, do Mosteiro e outras capelas da região.

- Anuncia-me: comunidade da Renovação Carismática Católica, fundada em 25 de março de 1985.

Cachoeira Paulista :

O município de Cachoeira Paulista é cortado pelas corredeiras do Rio Paraíba do Sul e possui localização privilegiada, no eixo Rio de Janeiro-São Paulo-Minas Gerais. A cidade, berço da Canção Nova, comunidade da Renovação Carismática Católica com objetivo de evangelizar pelos meios de comunicação, atrai diversas empresas e entidades todos os anos.

São mais de 400 mil m² dedicados ao Sistema Canção Nova de Comunicação e seus eventos de oração. Fazem parte do sistema a Revista, Rádio e TV Canção Nova, esta possuindo atualmente cinco produtoras instaladas nas cidades de Cachoeira Paulista, Aracaju, Rio de Janeiro e Brasília, atingindo todo o território nacional com seus sinais de antenas parabólicas, 127 operadoras de TV a cabo e 396 retransmissoras.

Além disso, há espaço para receber milhares de pessoas em acampamentos, eventos, retiros e congressos, oferecendo atividades de orações, missas, confissões, palestras e shows com os principais nomes da música católica.

Fonte: Sebrae

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em