Praças do Recife se vestem de luz e cor para o Natal

A política de sustentabilidade norteou a decoração da Praça de Casa Forte, que é inspirada nas guirlandas de natal.

  
  

As praças e os parques públicos do Recife estão com uma roupagem especial neste final de ano. Adotadas por empresas da iniciativa privada, as áreas de lazer ganharam mais luz, cor e ornamentos, que levam o espírito natalino para os moradores de diferentes bairros da cidade.

Arrojados ou ecologicamente corretos, os projetos de decoração têm atraído muitos visitantes para espaços tradicionais, como as Praças Casa Forte, Oswaldo Cruz (Boa Vista), Phaelante da Câmara (Rosarinho) e o Parque da Jaqueira.

Com o tema “Natal de Luz e Som”, a Praça Oswaldo Cruz encanta quem passa pelo local. As luzes apresentam o formato de notas musicais e estão ornamentando todo espaço. Na decoração da praça, também foram utilizados um presépio em tamanho natural e réplicas de instrumentos, como sanfona, rabeca, piano, saxofone e violoncelo. Para animar os visitantes, até o dia 26 deste mês, ainda acontecem espetáculos num pequeno palco montado dentro da área de lazer.

Já a imagem do bom velhinho é a vedete da ornamentação no Parque da Jaqueira, na Zona Norte. Pelo logradouro, foram espalhados dez papais noéis vestidos com temas regionais, como passista de frevo, capoeirista e tocador de berimbau. Bolas de espuma e luzes nas copas das árvores também enfeitam o ambiente.

Além disso, mais de 80 postes e um coreto estão iluminados. A decoração foi toda montada para valorizar o visual diurno, para que as pessoas que brincam e fazem suas caminhadas durante o dia no parque possam apreciar.

Por conta da decoração, o parque, que já recebe cinco mil pessoas no final de semana, agora é palco dos mais diversos encontros.

“Resolvemos fazer a nossa confraternização na Jaqueira por ser um local seguro e para conhecer a decoração. Este ano, a decoração ainda está mais bonita”, disse o professor de estudos bíblicos Jailson Almeida, que também era o responsável pelo grupo.

Durante todos os fins de semana até o dia 6 de janeiro, os frequentadores do parque vão conferir atrações especiais. Dia 19/12 é a vez do coral natalino do Educandário Nossa Senhora de Lurdes se apresentar para o público a partir das 17h30. Já no dia 27, durante toda a tarde, um grupo de recreação infantil animará as crianças no coreto iluminado.

Sustentabilidade:

Este ano, a preocupação com o meio ambiente também está presente nas ornamentações das áreas de lazer. Na Praça Phaelante Câmara, os adornos são feitos de garrafas PETs, um dos maiores poluidores dos cursos de água.

Este material foi usado para fazer as bolas e uma árvore de Natal que fica sobre a fonte d’água. A política de sustentabilidade ainda norteou a decoração da Praça de Casa Forte, que é inspirada nas guirlandas de natal. E, quando o período de festa acabar, os enfeites serão entregues para a reciclagem.

Fonte: Rachel Motta

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em