Religiosidade e fé cristã marcam as comemorações da Semana Santa em Minas Gerais

Opções não vão faltar para quem escolher as cidades de Minas Gerais como destino no feriado prolongado da Semana Santa

  
  

Opções não vão faltar para quem escolher as cidades de Minas Gerais como destino no feriado prolongado da Semana Santa, de 08 a 12 de abril. Além de encontrar o colorido espetáculo de fé dos tradicionais tapetes de serragem, o turista tem ainda a oportunidade de vivenciar a religiosidade mineira em meio às ladeiras históricas e a arquitetura barroca do Estado.

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais preparou uma especial sugestão de roteiro com destinos que permitem ao turista acompanhar a programação religiosa e visitar igrejas, museus e demais atrativos de cada destino. Ouro Preto, Sabará, Congonhas, Diamantina, Tiradentes, São João del-Rei e Mariana – famosas cidades históricas de Minas Gerais – são alguns exemplos da emoção das celebrações do feriado religioso.

Nestas e em todas as regiões de Minas Gerais as celebrações, encenações, missas e vigílias atraem de turistas de todo o país e do exterior que vivenciam a religiosidade destas Minas Gerais – um Estado múltiplo, completo e único, que manifesta na sua gente, em suas ladeiras e em seus templos coloniais a simbologia religiosa da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Semana Santa em Ouro Preto

Ouro Preto, Mariana, Diamantina e Congonhas

A antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto, situada a 99 quilômetros de Belo Horizonte, faz é um cenário colonial para as celebrações da Paixão de Cristo. A cidade, integrante do Circuito do Ouro, fica ainda mais bela coberta pelos tapetes coloridos e inicia sua festa de Sexta-feira da Paixão (10/04) com uma missa que começa às 9h, no Santuário Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, os religiosos vão sair em procissão pelas ruas da cidade.

Na vizinha Mariana, que foi a primeira capital do Estado (conhecida como “Cidade Matriz de Minas”), será realizada, no dia 10, a Via Sacra, partindo da Catedral da Sé com destino ao bairro Cartuxa, com o tema “Jesus protagoniza a não violência e o compromisso com a segurança pública”. Às 9h, também na Catedral, haverá o ofício de Trevas, com a presença do arcebispo de Mariana Dom Geraldo Lírio Rocha, padres e fiéis. As procissões acontecerão todos os dias, acompanhada de crianças vestidas de anjos, passando por ruas repletas de tapetes e sacadas com colchas e toalhas de renda.

Em Diamantina, pertencente à região turística dos Diamantes, na região do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, a programação prevê a celebração das tradicionais procissões e missas durante todos os cinco dias da programação religiosa (8-12). Em Congonhas, não poderia ser diferente. A cidade dos 12 profetas do mestre Aleijadinho promove as comemorações com missa solene e Procissão do Santíssimo.

Sabará, Tiradentes e São João del-Rei

Em Sabará (município integrante da Associação Turística do Circuito do Ouro) – na região metropolitana da capital mineira - logo pela manhã, acontecerá a Via Sacra da Matriz até o Alto Cabral, e para a Páscoa (12/04), o dia será festivo com várias missas em todas as Igrejas.

Na região do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Tiradentes e São João del-Rei chamam atenção pelas comemorações e encenações religiosas. Tiradentes promove no meio da tarde de Sexta - feira Santa, às 15h, a Adoração da Cruz, na Matriz de Santo Antônio e às 20h o Sermão do Descendimento da Cruz, com canto da Verônica e procissão do Enterro. Já no município histórico de São João del-Rei, a missa está prevista para a manhã do dia 10, na Catedral Nossa Senhora do Pilar, de onde sairá também a procissão, na parte da tarde.

Serro, Oliveira e Jaboticatubas

A vocação religiosa da população, traduzida na emoção das celebrações e na beleza das apresentações cênicas da Paixão de Cristo, é expressa também em outras localidades do Estado como Serro, Oliveira e Jaboticatubas.

Na região central do Estado, a cidade de Serro, a 326 quilômetros de Belo Horizonte, preparou uma programação com procissões, missas e adorações ao Santíssimo. O ponto alto da celebração ocorre no dia 10, sexta-feira, quando o Grupo Marte encena a “Paixão e Morte de Cristo” - em Via Sacra pelas ruas da cidade.

Enquanto isso, Oliveira, localizada no oeste do Estado, que possui uma das mais tradicionais Semanas Santas de Minas Gerais, tem como principais atrativos as missas e as procissões. A Procissão do Enterro, por exemplo, que retrata o enterro de Cristo, acontece no dia 10, sexta-feira, às 20h30min.

Jaboticatubas, região metropolitana de Belo Horizonte, relembra a paixão a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, preservando as tradições católicas de reflexão e renovação da fé. A festa religiosa iniciou no Domingo de Ramos (05), com a benção dos ramos na Praça N.S. da Conceição, e termina no Domingo da Ressurreição com a Caminhada de Fé em honra ao “Triunfo” de Maria e Celebração Eucarística.

Brazópolis e Maria da Fé

No Sul de Minas, nas cidades de Brazópolis e Maria da Fé, as comemorações seguem com os costumes tradicionais de procissões, penitências, vias-sacras, missas, confissões, adorações e encenações – o principal atrativo de ambas as cidades. Em Brazópolis, o grupo Teatro Amador Brazopolense se apresenta no dia 08 com a Encenação do encontro de Jesus Cristo com sua Maria Santíssima e, no dia 10, com a Encenação da Ressurreição de Cristo. Já em Maria da Fé, a encenação da Via Sacra, no Vicentão, marca a Sexta-Feira Santa, ás 17h.

Belo Horizonte

Na capital mineira haverá celebrações presididas pelo acebispo metropolitano de Belo Horizonte Dom Walmor Oliveira de Azevedo e pelos bispos-auxiliares – Dom Joaquim Mol e Dom Aloísio Vitral, durante toda a Semana Santa. A capital tem vocação para o turismo religioso com catedrais de vários estilos, distribuídas por todas as regiões da cidade.

Demais cidades de Minas Gerais

A religiosidade do povo mineiro, traduzida na emoção das celebrações e na beleza das procissões, está expressa por todo o Estado. Além disso, cidades como Caxambu, Caeté, São Lourenço, Extrema, Camanducaia, Capitólio, Santana do Riacho, Alfenas, Poços de Caldas e Araxá destacam-se pela referência na atração de visitantes, que vêm ao Estado em busca do turismo religioso.

Mais Informações:

Camanducaia – www.camanducaia.com.br – (31) 3462.1417 – Circuito Serras Verdes do Sul de Minas
Capitólio – (35) 3536.4400 ­– C. Nascentes das Gerais
Caxambu – www.caxambu.mg.gov.br – (35) 3341-5701 – Secretaria de Turismo
Congonhas – www.congonhas.mg.gov.br – (31) 3731-2077 – Prefeitura
Diamantina – sectur@jknet.com.br – (38) 3531-1580 – Paróquia Santo Antônio
Extrema – www.extrema.mg.gov.br – (31) 3462.1417– C. Serras Verdes do Sul de Minas
Mariana – www.mariana.mg.gov.br – (31)3557-9088 / 3557-3167 – Centro de Atenção ao Turista
Ouro Preto – www.ouropreto.mg.gov.br – (31) 3559-3256 – Prefeitura
Sabará – www.sabara.mg.gov.br – (31) 3671-1724 – Paróquia
São Lourenço - www.saolourenco.mg.gov.br – (35) 3332-4040 – Prefeitura
Brazópolis – www.brazopolis.mg.gov.br – (35) 3641-2095 – Prefeitura
Jaboticatubas – www.jaboticatubas.com.br – (31) 3683-1330 – Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Turismo
Oliveira – www.oliveira.mg.gov.br – (37) 3332-9167 – Diretoria Municipal de Turismo
Maria da Fé – www.mariadafe.mg.gov.br – (35) 3662-1135 – Prefeitura
Serro – (38) 3541-2754 – Divisão de Cultura
Setur – www.turismo.mg.gov.br – (31) 3270-8517/ 3270-8518

  
  

Publicado por em

Cristina lima

Cristina lima

22/04/2011 13:46:16
São João Del Rei é maravilhosoooooo. A semana santa tem que aparecer toda no Jornal Nacional da Globo pois é linda. Só mostram cidades fracas, São João Del Rei é páreo duro. Parabens...............