Religiosidade, tradição e cultura são destaques da Semana Santa em Minas Gerais

As cidades mineiras prepararam uma programação especial para os fiéis que encontram, nos rituais, uma maneira de relembrar dos últimos momentos até a ressurreição de Cristo

  
  
Igreja São Francisco de Assis é um dos atrativos de Ouro Preto na Semana Santa

Vivenciar em Minas Gerais a fé, a arte e a cultura durante a Semana Santa. Esta é a proposta da Secretaria de Estado de Turismo para o feriado prolongado que se aproxima. Municípios mineiros prepararam uma programação especial para os fiéis que encontram, nos rituais, uma maneira de relembrar dos últimos momentos até a ressurreição de Cristo.

O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, salienta que o turismo religioso sempre foi um dos principais atrativos turísticos do Estado e que pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), de 2010, demonstra que aproximadamente oito milhões de viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé. “Além de encontrar o tradicional espetáculo da fé, o visitante tem ainda a oportunidade de passear pelas ladeiras históricas, admirar a arquitetura colonial e se deliciar com a rica gastronomia encontrada em todas as regiões de Minas Gerais”, afirma Agostinho Patrus Filho.

O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté, a 48 quilômetros de Belo Horizonte, é um dos roteiros mais procurados pelo turista religioso. A tranquilidade do lugar, situado a 1700 metros acima do nível do mar, é propícia para momentos de reflexão e orações. Em dias claros, é possível, também admirar belas paisagens, tendo como pano de fundo as montanhas de Minas Gerais. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – o Santuário é ponto de encontro dos devotos da padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade.

Após o início da Quaresma – que começou na Quarta de Cinzas –, o local recebe, a cada domingo, aproximadamente quatro mil visitantes que percorrem uma ladeira de cinco quilômetros em Via Sacra que lembra os últimos momentos de Cristo. Inserida na programação da Páscoa, a Celebração Penitencial do Clero reúne, no próximo dia 15, todos os padres da Arquidiocese de Belo Horizonte em um encontro com o arcebispo dom Walmor de Oliveira Azevedo. Após um período de vigílias, celebrações eucarísticas, orações e ofícios, o Domingo de Páscoa encerra o período com três solenes celebrações eucarísticas.

Cidades Históricas
Arte e fé se entrelaçam durante a Semana Santa em Ouro Preto. A cidade se transforma em templo do catolicismo em festividades como as procissões nas ladeiras, a ornamentação nas ruas – para passagem dos cortejos solenes –, a queima de Judas e os famosos tapetes de serragem – que acontece na noite do Sábado de Aleluia e na madrugada do Domingo de Páscoa. Os moradores confeccionam os tapetes que enfeitam a cidade por onde passa a procissão da Ressurreição, que em 2011 sairá da Matriz de Nossa Senhora da Conceição com destino à igreja de Nossa Senhora do Pilar, percorrendo três quilômetros. Durante a festa, bandas de músicas e grupos de seresta animam a madrugada nas lareiras da cidade incentivando os fiéis que produzem os tapetes. A celebração da Semana Santa em Ouro Preto é encerrada no domingo de Páscoa (24), com Solene Missa no Santuário e coroação da imagem de Nossa Senhora do Triunfo. (31) 3559-3287 ou www.ouropreto.org.br

A prefeitura de Mariana iniciou as festividades do mês santo no dia 31 de março com celebrações penitenciais, sempre às 19h, em diferentes regiões da cidade. As festividades se estendem até o dia 24, quando acontece o Domingo da Ressurreição, que encerra a programação da Semana Santa com celebração Eucarística na Praça dos Ferroviários e procissão da Ressurreição na Catedral Metropolitana. Mais informações: (31) 3558-2314 ou www.turismo.mariana.mg.gov.br

A Prefeitura de Sabará preparou uma semana com diversas atividades católicas entre sermões, ofícios quaresmais e missas. As ruas da cidade se transformam em cenário de procissões quando os casarões centenários emprestam suas belezas para a celebração da data. O centenário das Dores, de 10 a 16 de abril, propõe que o cristão lembre os difíceis momentos vividos pela mãe de Jesus. No domingo de páscoa haverá missa solene na Praça Melo Viana, em seguida haverá procissão até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Informações em www.sabara.mg.gov.br e (31) 3671-1403.

A Semana Santa em Diamantina celebra a Paixão e a Ressurreição de Cristo - Tríduo Pascal –, começando com o seu ingresso messiânico em Jerusalém. As celebrações iniciam-se com o centenário das dores, na sexta feira que antecede o Domingo de Ramos. Celebram-se, também, as sete dores de Maria São - dores que a mãe de Jesus Cristo sentiu ao longo de sua vida ao ver cumprir-se o projeto do Pai. A programação católica de Diamantina tem início no dia 12 de abril e conta com procissões, via sacra, mutirão de confissões e batizados, dentre outros rituais católicos. No domingo do dia 24, uma missa na Matriz Bom Jesus encerra as festividades do feriado santo. Informações: www.diamantina.mg.gov.br ou (31) 3531-8060.

Sábado de Passos, Domingo de Ramos e o Domingo da Ressurreição são algumas das tradicionalidades celebradas pela prefeitura de Prados. A agenda preparada pelo município conta com missas nas igrejas católicas de toda a cidade. No domingo da Ressurreição, os fiéis participam da Procissão da Ressurreição com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade. Na sequência, acontece a Santa Missa na Igreja Matriz. Mais informações em (32) 3353-6388 ou www.pradosmg.com.br

Fé e tradição
A prefeitura de Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, aproveitou o período de aumento no consumo de peixes para realizar o primeiro Festival Gastronômico Azeite e Batata durante a Semana Santa. A festa marca o início da comercialização de azeite produzido por agricultores locais. A programação, que começa na quarta-feira (20) inclui missas, coral de vozes, apresentações culturais, degustações e exposições de produtos orgânicos, além de oficina técnica para o preparo de pratos quentes e entradas. Informações em (35) 3662-1135 ou www.mariadafe.mg.gov.br.

Em Serro, na região Central de Minas Gerais, as celebrações começam no próximo dia 15 com missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, seguida de procissão até a Igreja do Rosário. Um dos destaques do município é a Encenação da Paixão e Morte de Cristo, que acontece na Sexta-Feira Santa (22), às 20h30, na Praça Dr. João Pinheiro. A programação da Semana Santa prossegue com missas e vigílias até o Domingo da Ressurreição com Celebração Eucarística na Igreja Matriz. Informações em (38) 3541 - 2754 ou www.serro.tur.br.

Fonte: Governo do Estado de Minas Gerais

  
  

Publicado por em

Brenda

Brenda

2/6/2011 15:43:13
Achei muito interessante!! Adorei a matéria!