Seja dono da sua Agência de Viagens Virtual

Notícias > Turismo > Turismo religioso > 

Romaria do Bonfim se fortalece e atrai romeiros em Fortaleza do Tabocão (TO)

Fé, devoção e renovação espiritual. Assim os romeiros devotos do Senhor do Bonfim descrevem o sentimento de celebrar e participar da Romaria do Santo

17 de Agosto de 2010.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Romaria do Bonfim - Foraleza do Tabocão

Romaria do Bonfim - Foraleza do Tabocão
Foto: Tamyra Pinheiro

Fé, devoção e renovação espiritual. Assim os romeiros devotos do Senhor do Bonfim descrevem o sentimento de celebrar e participar da Romaria do Santo, que aconteceu no município de Fortaleza do Tabocão a 160 km de Palmas, finalizado neste domingo, 15, com procissão e missão no Santuário Senhor do Bonfim.

O evento que está em sua 31ª edição, iniciou no dia 6 de agosto simultaneamente com a 4ª Expo Tabocão, que contou com programação de shows nacionais e regionais, e recebeu segundo organização cerca de 90 mil pessoas, durante os 10 dias de romaria e exposição agropecuária.

Neste domingo, ponto alto da romaria, uma multidão de pessoas se reuniu na frente da Igreja Nossa Senhora Aparecida, de onde saíram seguindo a imagem do Bonfim, com velas nas mãos e cantando hinos, rumo ao Santuário onde uma grande missa foi celebrada.

Na capela, os devotos oraram fazendo pedidos e agradecendo bênçãos. O casal Maria José e Sebastião Rezende do município de Pedro Afonso, foram ao município especialmente para romaria.

“Já somos devotos do Senhor do Bonfim, mas pela primeira vez viemos em Tabocão. É um momento que tiramos para orar, renovar nossa fé e agradecer. Tirar um dia para sair do conforto das nossas casas com certeza vale a pena se for feito pela fé”, afirmam.

Momento para pagar promessas subindo de joelhos ao santuário ou realizando outros atos, como foi o caso da devota Socorro Dasmasceno, que levou o neto de um ano e sete meses para cortar o cabelo no alto do santuário em agradecimento a uma melhora na saúde.

“Ele tem problema de fimose, que se agravou quando ele passou dois dias internado no hospital sem urinar. Minha filha fez a promessa para cortar o cabelo dele durante a Romaria do Senhor do Bonfim. Ele ficou curado e estamos cumprindo nossa promessa”, disse.

A movimentação de romeiros de várias cidades do Tocantins e até de outros Estados, vem fortalecendo o evento que de acordo com o prefeito João Batista de Oliveira, movimentou R$ 5 milhões, com a romaria e a venda de materiais agrícolas pela exposição agropecuária.

“Tivemos os hotéis da cidade lotados e ainda hospedamos muitas pessoas em na cidade vizinha de Guaraí. Temos visto o evento crescer a cada ano, tanto que o hotel fazenda da cidade se consolidou em função disso e temos outro empresário interessado em se instalar na cidade”.

O santuário Senhor do Bonfim possui capela e mirante com vista para cidade. No local um grande palco foi montando para os shows, além de 34 barracas comerciais instaladas e ambulantes que somaram 80 comerciantes no local. Barracas de artesanato da Igreja Católica e APAE também marcaram presença vendendo artesanatos e artigos religiosos.

Fonte: ADTUR

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Cultura e religião fortalecem o turismo em Natividade (TO)Procissão fluvial é atrativo turístico em festa religiosa

 

editar    editar    editar    107 visitas    0 comentários