Romaria levou 60 mil pessoas ao interior do Tocantins

Estima-se que pelo menos 15 milhões de brasileiros se movimentem por ano entre os mais diversos destinos religiosos no país

  
  

A devoção ao Senhor do Bonfim leva, todos os anos, milhares de romeiros ao município de Natividade, a 277 km de Palmas, capital do Tocantins, para a maior e a mais tradicional festa religiosa do estado.

A festa de Nosso Senhor do Bonfim acontece tradicionalmente na primeira quinzena de agosto, recebendo cerca de 60 mil fiéis vindos de diversas regiões, que caminham grandes distâncias em procissão.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou da missa campal em homenagem ao Senhor do Bonfim na sexta-feira (14/8). Para Lages, as festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura brasileira.

“Pelo menos 15 milhões de brasileiros são interessados em destinos religiosos no país”, disse.

“O segmento gera emprego e renda, consolida municípios como destinos turísticos e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.

O Turismo Religioso, assim como o Turismo Cívico, o Étnico, o Místico e o Esotérico, é um dos nichos do Turismo Cultural apoiado pelo Ministério do Turismo.

Estima-se que pelo menos 15 milhões de brasileiros se movimentem por ano entre os mais diversos destinos religiosos no país. Em 2012 foram realizadas 3,94 milhões de viagens domésticas por motivos religiosos.

A tradição do Bonfim teve início em 1750 quando um vaqueiro encontrou a imagem do santo na região do povoado do Bonfim, a 24 km da cidade de Natividade.

O santo, que foi levado para a cidade, teria desaparecido dias depois e reaparecido misteriosamente no mesmo local onde foi encontrado.

A maioria dos romeiros que participa do evento no Povoado do Bonfim vão acompanhados de suas famílias (60%), se deslocam com veículo próprio (57%), gastam em média R$ 105 por dia, pernoitam na cidade entre 2 e 4 dias (63%) e se hospeda em casa de amigos ou parentes (37%) ou em acampamentos (34%), de acordo com diagnóstico realizado pelo Sebrae Tocantins e pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Em 2013, o Ministério do Turismo investiu R$ 625 mil para a fortalecer, por meio de chamada pública, o turismo religioso em todas as macrorregiões brasileiras.

Estudo realizado pelo MTur com 3,1 mil brasileiros e 1.350 estrangeiros de 175 países durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, mostra que 96,1% dos brasileiros e 92,1% dos estrangeiros manifestaram o desejo de visitar o país novamente.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em