Roteiro turístico da Semana Santa inclui seis cidades do Piauí

A Piemtur divulgou o roteiro turístico da Semana Santa na região, que inclui as cidades de Oeiras, São João da Varjota, Jerumenha, Guadalupe e Amarante.

  
  

Coordenadoria Regional da empresa Piauí Turismo (Piemtur) em Floriano, a 244 km ao Sul de Teresina, divulgou o roteiro turístico da Semana Santa na região, que inclui as cidades de Oeiras, São João da Varjota, Jerumenha, Guadalupe e Amarante.

A coordenadora Nara Aires disse que o roteiro contém aspectos da história, cultura, gastronomia e ecologia. “O Piauí tem atrações do Norte ao Sul, mas no Centro-Sul do Estado tudo respira história, cultura, religiosidade e tradições, elementos fundamentais para a valorização da identidade do nosso povo. São pontos indispensáveis para o fomento e fortalecimento da atividade turística”, disse.

Floriano tem uma rede hoteleira com cerca mil leitos, restaurantes, bares, lanchonetes com comidas típicas do Piauí e cardápios diversificados. Ela disse que a cidade conta com infraestrutura turística e diversos serviços de apoio aos turistas como bancos, hospitais, corpo de bombeiros, policiamento militar, civil, rodoviário e de trânsito. Dentre os parceiros que trabalham na promoção está a Fundação de Incentivo ao Turismo (Grintur).

Os visitantes têm ainda serviço médico de urgência 24h, hemocentro, laboratórios e consutórios médicos especializados, regionais de diversos órgãos públicos estaduais e federais. Estão disponíveis serviços de telecomunicação fixa e móvel, substações e rede locais de água e energia, supermercados, postos de gasolina, farmácias e comércio em geral.

Roteiro religioso inclui seis cidades
Nara Aires informou que essa infraestrutura, somada à gente bonita, alegre e pacata, faz de Floriano uma cidade acolhedora e de eventos culturais e históricos, e um município regional e estratégico, um polo de eventos, negócios, saúde e educação.

Os acessos a Floriano estão em bom estado de conservação e a cidade dispõe de serviço diário de transporte rodoviário. O receptivo local fica por conta dos táxis e mototáxis credenciados.

O roteiro religioso inclui Oeiras, São João da Varjota, Jerumenha, Guadalupe e Amarante. Segundo a coordenadora regional da Piemtur, Oeiras, a primeira capital do Piauí, tem uma vasta e tradicional programação religiosa concentrada na Praça e Igreja da Vitória. Os visitantes devem aproveitar para conhecer e interagir com os costumes locais, culturais e históricos.

Ela sugere que o turista inclua na sua visita a Comunidade Quilombola dos Potes e a Fazenda Guaribas, na vizinha cidade de São João da Varjota. Os destaques são para o artesanato feito pelos quilombolas da região. Em Jerumenha, acrescentou, a Igreja de Santo Antônio, construída pelos escravos, é outra atração. O roteiro leva a Guadalupe, com seu balneário, o lago e a Barragem de Boa Esperança.

Em Amarante, conhecida como “a terra do poeta Da Costa e Silva”, e “a terra da Comunidade Quilombola Mimbó", há casarios históricos e um rico acervo cultural. É possível fazer passeios de barco pelo Rio Parnaíba até o encontro com o Rio Canindé, no qual o visitante desfruta e contempla a serra e o Morro da Arara.

Serviço
Informações e Ingressos para Paixão de Cristo em Floriano: Grupo Escalet - Cidade Cenográfica de Floriano - Piauí - Telefone: (89) 3522 0804.

A seguir, o roteiro turístico para a Semana Santa

Roteiro histórico e cultural

- Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara - Terminal Turístico Beira-Rio - Av. Esmaragdo de Freitas - Beira Rio
- Espaço Cultural Maria Bonita (Museu e Teatro) - Av. Esmaragdo de Freitas - Beira Rio
- Espaço Cultural Christino Castro - Av. Eurípedes de Aguiar - Centro
- Espaço Cultural Theodoro Ferreira Sobral (História, fotos, exposições sobre Floriano) - Av. Getúlio Vargas 181 - 1º andar - Centro
- Museu do Automóvel - Chácara Jacylândia - Bairro Meladão
- Prodart (produção e exposição de artesanato em geral) - Av. Eurípedes de Aguiar - Centro
- Comunidade Curtume (produção e exposição em argila) - Bairro Curtume
- Cidade Cenográfica (2º maior teatro a céu aberto do Nordeste) - Bairro Alto da Guia
- Casarios Árabes - Rua São Pedro, arredores da Praça Dr. Sebastião Martins e região central

Roteiro Religioso
- Catedral de São Pedro de Alcântara
- Igreja Nossa Senhora da Guia
- Capela São Pio de Pietrelcina
- Mosteiro das Monjas Concepcionistas

Roteiro Gastronômico
Floriano tem, aproximadamente, 45 estabelecimentos de alimentação e lazer entre bares, lanchonetes, churrascarias, pizzarias, espaços para eventos e restaurantes. O visitante pode agendar para conhecer e desfrutar as comidas e bebidas típicas da região, peixes frescos do Rio Parnaíba, culinária árabe e um variado cardápio da cozinha nacional e internacional.

Os destaques da culinária local são capote com arroz, maria izabel com carne de sol, paçoca, linguiça caseira, churrascos de bode e carneiro, esfirra, kibe, charuto árabe, peixes variados ao molho de escabeche, fritos, grelhados e muquecas; filé de peixe piratinga, filé de peixe branquinho, cajuína, castanha de caju, doces de limão, buriti e bacuri.

Roteiro Ecológico
Balneário Manga
Passeio de Barco no Rio Parnaíba
Trilha Ecológica - Riacho do Corrente - Manga Piauí
Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em