Santos comemora a Terceira Semana de Santiago - de 21 a 26 julho

Peregrinos de várias partes do Brasil são esperados para a Caminhada de Santiago

  
  
Caminho de Santiago

Peregrinos de várias partes do Brasil são esperados para a Caminhada de Santiago, que acontecerá em Santos no domingo (26), com partida às 9h00 da Fonte do Sapo, em percurso de 5km até a Catedral, no Centro Histórico. A missa das 11h00 será a celebração final da “Terceira Semana de Santiago”, que ocorre de terça-feira (21) a domingo (26), com o intuito de mostrar o sentido filosófico e místico dessa tradição da região da Galícia, que se estendeu para o mundo inteiro.

Cinema, palestras, literatura e exposição de fotografias. Em suas diversas formas, a cultura espanhola também é apresentada nessa iniciativa da Associação Amigos do Caminho de Santiago, regional Santos (AACS - Santos), com apoio do SESC. Devido ao Ano da França no Brasil, em 2009 o Caminho Francês terá destaque especial.

Em 2006 o evento entrou para o calendário oficial da cidade, sancionado pelo prefeito João Paulo Papa. “Santos é um município com enorme concentração de espanhóis e seus descendentes, exemplos de uma força de trabalho ímpar no desenvolvimento da região”, comenta o prefeito. Na Catedral de Santos existe bela escultura de Santiago, talhada em cedro brasileiro por Angel Goyás Portela, em La Guardia (Pontevedra), em 1998. Foi doada à colônia por Casto Vieitez Fernandez , empresário natural da Galícia e morador de Santos. “ Esse é um bom motivo para encerrarmos a programação na nossa linda igreja de inspiração gótica”, comenta Marcina Vieira, presidente da AACS – Santos.

Extensa Programação

- Terça-feira (21/07) – 20h00 - Abertura da Exposição de Fotografias, que conta com imagens do Caminho Francês, enviadas por peregrinos de todo o Brasil. Horário: quarta a sexta (22 a 24), das 13h às 21h30 - Sábado e domingo (25 e 26), das 10h às 18h30 - Local: SESC – Rua Conselheiro Ribas 136 – Bairro de Aparecida.

- Quarta-feira (22/07) – 20h00 - Palestra com o escritor José Maria Mesquita Júnior, autor do livro Praticando o Caminho de Santiago. Local: SESC - Sala 1

- Quinta-feira (23/07) – 20h00 - Exibição do filme “Preparação para fazer o Caminho a Pé” - Direção de Luiz Carlos Marques – Duração de 90 minutos - Local: SESC - Sala 1

- Sexta-feira (24/07) - 20h00 - Exibição do filme “O Caminho de Santiago não é um Caminho de Rosas” – Duração de 60 minutos - Local: Alliance Française - R. Rio Grande do Norte nº 98

- Sábado (25) – 16h30 - DIA DE SANTIAGO - Missa na Paróquia N.Sra. do Carmo, celebrada pelo Pe. Javier, nascido na Província Basca - R. Egídio Martins nº 182 – Ponta da Praia

Toda a programação é gratuita. As inscrições para a caminhada devem ser feitas antecipadamente, na Central de Atendimento do SESC – Rua Conselheiro Ribas, 136, tel (13) 3278-9800.

Caminho de Santiago

Cada romeiro busca uma explicação em cinco roteiros mágicos, variáveis entre 300 e 1.200 quilômetros, percorridos a pé, a cavalo ou de bicicleta. Todos chegam a um só destino: a cidade de Santiago de Compostela, situada na Galícia, no norte da Espanha.

Segundo o site www.caminhodesantiago.com "o Caminho de Santiago representa a solidariedade entre os povos, a grande aventura do homem, o lançar-se ao desafio mais humano de humildade. É desapegar-se de falsos valores que o mundo nos impôs. É a busca do conhecimento e do amadurecimento. É a descoberta. É aprender a ouvir, é olhar e ver".

Os roteiros são os seguintes: o Caminho Francês inicia-se em Saint Jean Pie de Port (Pirineus) e o Aragonês em Somport (divisa França/Espanha). Ambos acham-se em Puente la Reina. Os outros são o Caminho Português (desde Lisboa, Porto ou Valença do Minho), o do Norte (que beira o litoral norte da Espanha e encontra o francês em Arzua) e o Caminho da Prata (desde Sevilha, que se depara com o francês em Astorga).

Por sua beleza e expressão cultural que representa, essa tradição foi declarada Conjunto Histórico-Artístico, em 1962, e a cidade de Santiago de Compostela recebeu da Unesco o reconhecimento de Patrimônio da Humanidade, em 1992.

A História de São Tiago Maior

Nascido na Galiléia (5aC / 44), São Tiago Maior é sempre citado entre os apóstolos de primeiro escalão, junto com Pedro, André e João. Após a ascensão de Jesus, evangelizou a Espanha. Foi o primeiro mártir, entre os 12 discípulos de Cristo, decapitado por ordem de Herodes Agripa, na mesma época da prisão de Pedro.

Seus fiéis discípulos, Atanásio e Deodoro, resgataram seu corpo e o levaram de volta à Galícia, segundo a lenda, em um barco guiado por anjos. Chegando a Padron foi enterrado em Iria Flávia.

No ano de 813 um eremita, chamado Pelayo, disse ao bispo de Padron, Teodomiro, ter visto uma chuva de estrelas sobre o Bosque de Libredon. Ao mandar limpar parte do bosque foram encontradas três sepulturas: a de Tiago e de seus dois discípulos. O corpo de SanTiago estava coberto de vieiras.

Desde aí o local - que mudou o nome para Santiago de Compostela – converteu-se em importante meta de místicos e romeiros, na Galícia (Espanha).

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Santos

  
  

Publicado por em

Elizete Torres

Elizete Torres

31/07/2009 23:28:36
Maravilhosa esta iniciativa santista! Todos os responsáveis estão de parabéns; considero-me tb. parte desta galera pois frequento a baixada há mais de 20 anos e aprecio de perto todas as novidades da cidade, em especial esta de Santiago pois estarei indo para lá no próximo mês de setembro....Obrigada!