Setur-PE apresenta projeto para o turismo religioso

A expectativa é que o projeto Roteiro das Igrejas Recife e Olinda já esteja funcionando a partir de outubro, quando começa a alta estação.

  
  

O secretário de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho, entregou ontem (26) o projeto Roteiro das Igrejas Recife e Olinda ao arcebispo das duas cidades, Dom Fernando Saburido. No documento o secretário propõe que 13 igrejas do Recife e 9 de Olinda fiquem abertas diariamente, das 9h às 17h, para a visitação pública.

“Percebemos que muitos turistas, brasileiros e estrangeiros, não conseguem conhecer o interior das igrejas, ao contrário do que acontece em outros estados e na Europa. Nossa intenção é poder mostrar a todos os que nos visitam, e também aos pernambucanos, este importante patrimônio histórico”, argumentou Sílvio Costa Filho. Para garantir a segurança do acervo das igrejas, o secretário irá solicitar à Secretaria de Defesa Social que policiais militares da Companhia Independente de Turismo (CiaTur) façam rondas periódicas em frente aos prédios. Além disto, Costa Filho estuda a possibilidade de instalar câmeras nas próprias igrejas, que complementariam o trabalho de fiscalização.

“Até o dia 30 de setembro vamos entregar este planejamento pronto à Cúria. Também iremos apresentar uma folheteria específica para o turismo religioso, para que o turista já chegue à igreja com algumas informações básicas. Diferente do que acontece em outros roteiros, o nosso será inteiramente gratuito”, antecipou o secretário.

Dom Fernando mostrou-se animado com a proposta e garantiu que a arquidiocese tem total interesse em apoiar a iniciativa. “Vou conversar com os párocos para que eles possam se preparar para receber este novo público. Será uma oportunidade para que as pessoas, além de visitar obras tão importantes, tenham um reencontro com a fé”, disse o religioso. A expectativa da Secretaria de Turismo é que o projeto já esteja funcionando a partir de outubro, quando começa a alta estação. Confira abaixo a lista das igrejas contempladas com o projeto.

Recife – 13 igrejas

· Igreja da Madre de Deus

· Capela Dourada

· Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

· Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos

· Igreja do Divino Espírito Santo

· Igreja do Livramento

· Concatedral de São Pedro dos Clérigos

· Basílica de Nossa Senhora da Penha (em reforma)

· Basílica de Nossa Senhora do Carmo

· Igreja de Santa Teresa da Ordem Terceira

· Igreja Conceição dos Militares

· Igreja Matriz da Boa Vista

· Capela de Nossa Senhora da Conceição das Barreiras

Olinda – 09 igrejas

· Igreja da Sé

· Mosteiro de São Bento

· Convento de São Francisco

· Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição

· Igreja da Misericórdia

· Igreja do Amparo

· Igreja de Nossa Senhora Rosário dos Pretos

· Igreja de São Pedro Apóstolo

· Igreja de Santo Antônio do Carmo

Fonte: Secretaria de Turismo de Pernambuco

  
  

Publicado por em