Trindade de Goiás deve atrair dois milhões de romeiros

Sebrae promove Planejamento Estratégico do Turismo Religioso de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, para a Romaria do Divino Pai Eterno

  
  
Durante os 10 dias da festa religiosa serão realizadas 11 procissões, mais de 100 missas e 46 novenas, além de confissões e batizados

A Romaria do Divino Pai Eterno, festa religiosa que será realizada de 26 de junho a 5 de julho em Trindade, distante 18km de Goiânia (GO), deve receber cerca de 2 milhões de romeiros este ano, segundo Padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica.

Por conta disso, a Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae/GO trabalha para reforçar a promoção da qualidade no atendimento e a produção de alimentos destinados aos participantes de um dos maiores eventos religiosos do Brasil atualmente.

Como fruto do Planejamento Estratégico do Turismo Religioso de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, o Sebrae em Goiás está promovendo no município os cursos de Atendimento ao Turista Peregrino e Boas Práticas de Fabricação (BPF). Participam profissionais que vão trabalhar no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), empregados do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, operadores dos meios de hospedagem, além de trabalhadores do setor de alimentação fora do lar.

Andréa Carneiro, analista da unidade, observa, ainda, que entre as ações do planejamento estratégico com vistas à Romaria 2009, estão previstos a realização de um diagnóstico completo da festa e uma pesquisa de público. “O trabalho é para avaliação das estruturas física e operacional do evento e a pesquisa deve revelar o perfil do visitante, origem, hospedagem e gasto médio do turista presente”, explica Andréa.

Catequese

O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno escolheu o tema ‘Ficai Conosco, Senhor!’ para a romaria deste ano, uma referência à passagem bíblica em que Jesus Cristo Ressuscitado caminha com os discípulos de Emaús. Segundo o Padre Robson, a escolha do tema aconteceu porque a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu 2009 como o ano da catequese no País, com o mesmo mote.

O padre lembra que durante os 10 dias da festa religiosa serão realizadas 11 procissões, mais de 100 missas e 46 novenas, além de confissões e batizados. A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade completa quase 170 anos. A história mostra que por volta de 1840 um casal chamado Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou um medalhão de barro de cerca de oito centímetros com a estampa da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora.

Padre Robson conta que os lavradores Constantino e Ana beijaram a imagem, levaram-na para a casa deles e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com a sucessão de milagres. Assim começou a comemoração festiva do Divino, com a novena sempre no dia da Grande Festa, no primeiro domingo do mês de julho.

“Festejar o Divino Pai Eterno é fundamental para todos os cristãos. Não estamos falando somente de uma devoção popular, mas, sim, da glória do Deus criador. Celebrar o Pai Eterno é celebrar o centro da vida cristã; é celebrar não somente uma santidade, mas, sim, o Pai, o Filho, o Espírito Santo, Maria Santíssima e todos os santos e santas da Igreja”, afirma o padre. (Com informações do site www.paieterno.com.br)

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias em Goiás (ASN/GO) - (62) 3250-2268

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em

Wállyta Fernandes

Wállyta Fernandes

24/04/2011 17:37:03
Acho legal essa forma de atraír pessoas à Trindade , aliás de atraír pessoas para Deus pois lá elas conhecem o verdadeiro poder de Deus , mostrando o quanto O amam !