Turismo religioso cresce e mais destinos ganham destaque

Além dos famosos Santuários Marianos da Europa, destinos como Turquia e Jordânia têm se destacado no turismo católico.

  
  

Com a expansão do mercado do turismo religioso, nota-se cada vez mais o aumento de pessoas que viajam pela fé, principalmente pela devoção à Virgem Maria. Além dos famosos Santuários Marianos da Europa, destinos como Turquia e Jordânia têm se destacado no turismo católico.

A Turquia triplicou sua receita turística no período de 10 anos. No ano 2000, o país recebeu 10 milhões de estrangeiros, chegando a quase 30 milhões de visitantes no ano de 2010. Estima-se que a Turquia tenha apenas 6% da população cristã, mas possui em seu território grandes marcos do cristianismo, como a última morada de Nossa Senhora na cidade de Éfeso.

Foi também na Turquia que nasceu o apóstolo Paulo e onde ele passou a maior parte da vida evangelizando. Ali também se encontra o túmulo de São João, que teria ido ao país cuidar de Maria após a ascensão de Jesus. As sete igrejas descritas no livro bíblico do Apocalipse situam-se nas cidades turcas de Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

A Jordânia é outro país que tem se consolidado como destino católico, após a visita do Papa João Paulo II em 2000. As receitas do turismo da Jordânia correspondem aproximadamente a 15% do Produto Interno Bruto (PIB) da nação.

O número de visitantes brasileiros no país vem crescendo a cada ano, chegando a aumentar 75% se comparados os anos de 2009 e 2010.

O país conta com muitos pontos bíblicos, como o Monte Nebo, onde Moisés avistou a Terra Santa ao chegar com os hebreus do deserto e onde está sua sepultura. O Rio Jordão onde, segundo a bíblia, Jesus foi batizado, está dividido entre Jordânia e Israel e as duas nações nunca chegaram a um consenso sobre o local exato, ambas afirmam ter sido em seu território.

Desde 2010, o Ministério do Turismo da Jordânia investe muito no turista brasileiro. No ano em questão, a ministra do turismo da Jordânia, Maha Khatib, visitou o Brasil e anunciou o investimento de 50 milhões em publicidade e infraestrutura para atração principalmente dos viajantes do Brasil.

A ministra participou de uma conferência com operadoras de turismo brasileiras e acatou as sugestões de profissionais, como a criação de um site em português sobre o turismo da Jordânia.

Mesmo com tantos destinos religiosos, Israel continua sendo um dos mais procurados por brasileiros. No ano passado, 55 mil brasileiros viajaram à Terra Santa. Esse número é bastante expressivo se comparado ao ano de 2009, em que Israel recebeu 28 mil brasileiros.

Com experiência no mercado, a operadora Caminhos Sagrados Turismo, especializada em turismo religioso católico, apresenta roteiros bem diversificados. Além do básico Israel e Roma, a operadora trabalha com os Caminhos de São Paulo, Egito, Jordânia, Turquia, além dos Santuários Marianos Europeus.

“A diversidade de locais de peregrinação cristã nos permite fazer roteiros que misturam religiosidade e cultura, passando por lugares emocionantes que marcaram a história do cristianismo, como a casa de Maria em Éfeso e Rio Jordão, e pontos históricos como a Capital da Turquia Istambul que é localizada em dois continentes, proporcionando crescimento cultural e espiritual”, afirma a diretora da empresa Anna Carolina Caro.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Daniela Sant’ana

  
  

Publicado por em

Marivaldo Mota

Marivaldo Mota

08/04/2012 16:43:34
Olá,muito interessante essa matéria, sobre o turismo católico, são muitos milhões que circulam,mas, ás vezes fico a refletir, de como seria usado parte desse dinheiro, para melhorar a vida de muitas pessoas que não tem onde morar, estudar, comer e até mesmo fazer parte de um grupo social ou religioso, aindo vejo muito desperdício de dinheiro e esforços.Será importante cada grupo, fazer além do que é cobrado a sociedade.Isso serve para o grupo também que estou incluido" Os protestantes", Vamos deixar de lado o Egocentrismo, o Estrelismo,Poderismo e realmente viver o que o Mestre Ensinou" Amar a Deus sobre todas as coisas e Amar o próximo como a ti mesmo".Amém.DEUS ESTÁ NO COMANDO!"JESUS VEIO PARA LIBERTAR,NÃO PARA OPRIMIR"MOTAJC2012-ARAPIRACA-AL.CONTATO:motacrecajc2009@yahoo.com.br.