Turismo Religioso no Museu do Oratório em Ouro Preto

Imagens sacras e oratórios do século XVII ao XX são principais atrativos para o público da Melhor Idade

  
  
Representação do batismo

Ouro Preto, umas das principais cidades turísticas de Minas Gerais, contempla uma variada gama de atrativos para o público que busca além de lazer e entretenimento, muita cultura, religiosidade e fé.

A cidade possui 10 igrejas, diversas capelas e é considerada um dos principais cenários do período barroco e se destaca especialmente por representar a importância da religião para os mineiros.

Para o público da Melhor Idade, que representa uma boa parcela dos turistas que buscam essa categoria de turismo, Ouro Preto é uma das melhores opções de destino, principalmente porque a cidade abriga um dos principais museus de arte sacra do Brasil - o Museu do Oratório.

O Museu possui uma coleção única em todo o mundo de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. As peças do acervo foram doadas ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela colecionadora Angela Gutierrez e são genuinamente brasileiras, principalmente de Minas Gerais. Caracterizando-se pela diversidade de tipos, de tamanhos e de materiais, o acervo oferece detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos, permitindo uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil.

O Museu do Oratório é de fácil acesso para o público da Melhor Idade. Bem localizado, no adro da Igreja do Carmo (centro histórico de Ouro Preto) e com boa infraestrutura, o prédio que abriga o museu foi recuperado e conta com banheiros de fácil acesso, modernos recursos tecnológicos voltados para a interatividade entre acervo e visitantes, monitores e, além disso, oferece para pessoas acima de 60 anos desconto de 50% no valor do ingresso.

O Museu do Oratório funciona diariamente, das 9h30 às 17h30, na Casa Capitular da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo (Adro do Carmo, 28 - Centro - Ouro Preto/MG). Os ingressos são vendidos a R$4,00, estudantes e maiores de 60 anos, com comprovação, pagam meia-entrada. Para ouro-pretanos a entrada é gratuita. Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3551-5369, pelo e-mail info@museudooratorio.org.br ou visite o site da instituição www.museudooratorio.org.br ou a sala virtual www.eravirtual.org.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em