Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Notícias > Turismo > Turismo rural > 

1º Workshop de Turismo Rural em Campo Grande conta com apoio do Sebrae

Evento acontece nesta quarta (28), serão discutidas as potencialidades da capital para esse segmento de turismo == Tatiana Martins Campo Grande - Nesta quarta-feira (28), será realizado 1º Workshop de Turismo Rural de Campo Gran

28 de Fevereiro de 2007.
Publicado por myk  

Evento acontece nesta quarta (28), serão discutidas as potencialidades da capital para esse segmento de turismo ==

Tatiana Martins

Campo Grande - Nesta quarta-feira (28), será realizado 1º Workshop de Turismo Rural de Campo Grande (MS). No evento, serão discutidas as potencialidades da capital para esse segmento de turismo. O Sebrae em Mato Grosso do Sul é um dos parceiros do evento, que acontece das 8h às 18h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O workshop é promovido pela Secretaria Municipal de Fomento ao Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo Ciência e Tecnologia (Satur).

Para o superintendente do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Cláudio George Mendonça, a Instituição pretende apoiar esse segmento, pois Mato Grosso do Sul tem um potencial muito grande a ser explorado com o turismo rural. “No Estado, o turismo rural é desenvolvido explorando, basicamente, a fauna e a flora das propriedades. Ainda falta utilizar melhor a potencialidade dessas propriedades, como a produção de doces, comidas e produtos típicos”, explica.

Ele informa que o Sebrae atende vários setores do agronegócio, como piscicultura, apicultura, ovinocaprinocultura, lácteo e fruticultura. “Precisamos aliar os produtores com o turismo rural. É preciso um programa de integração, que pense todos os aspectos ligados ao turismo rural e estabeleça metas para o seu desenvolvimento”, comenta.

O Sebrae participou do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Rural, em parceria com outras instituições. O objetivo do projeto foi identificar a realidade das fazendas que atuam no turismo rural, visando coletar elementos para avaliação, planejamento e direcionamento de ações, promovendo o desenvolvimento sustentável do turismo no espaço rural.

Entre as ações realizadas, aconteceram visitas técnicas em propriedades rurais no Rio Grande do Sul e em Portugal, realização do Seminário Estadual de Turismo Rural, capacitação aos empresários e funcionários das fazendas do Estado, participação nas edições da Feira Nacional de Turismo Rural, em São Paulo, além da efetivação das rotas: Pantaneira, do Correntoso e Caminhos do Pantanal. “Podemos também ajudar o proprietário a identificar potencialidades para a implantação do turismo, bem como a elaboração de um plano de negócios para gerenciamento e integração do turismo com o agronegócio na fazenda”, acrescenta o superintendente.

Para participar do workshop, os interessados devem levar dois quilos de alimentos não-perecível. Esse evento é uma continuação da 1ª Oficina de Sensibilização do Turismo Rural, realizada em setembro de 2006.

Serviço:
Sebrae em Mato Grosso do Sul - (67) 2106-5511

Fonte: SEBRAE

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

vanda ferreira

 postado: 25/8/2008 20:46:59editar

olá... parabenizo pela página... a propósito o q eu acho? bom, sobre turismo rural acho que existe exclusivamente para proporcionar convivência com o ambiente natural, e os atores envolvidos necessariamente têm que passar por sensibilização, educação ambiental... bem aí acho eu que tem muito furo, até mesmo de quem está no comando, criando roteiros... abraço

 

vanda ferreira bugra sarara

 postado: 6/8/2009 11:59:54editar

Olá, retorno para fazer referência sobre a atividade turística: Turismo caminha, necessariamente, de mãos dadas com a cultura local. Tudo é muito simples e existe uma variedade de modelos... Poderemos inovar! Eu por exemplo, criei Roda de Prosa na arena onde falamos sobre literatura, música, história, causos, meio-ambiente entre outras pautas... Abraço

Exempls como nos orgulham muito. Obrigado pelo incentivo.


 

Veja também

Rio Grande do Sul apresenta novo roteiro de turismo ruralTurismo rural em Goiás cresce 20% acima da média nacional

 

editar    editar    editar    360 visitas    2 comentários