1º Workshop de Turismo Rural em Campo Grande conta com apoio do Sebrae

Evento acontece nesta quarta (28), serão discutidas as potencialidades da capital para esse segmento de turismo == Tatiana Martins Campo Grande - Nesta quarta-feira (28), será realizado 1º Workshop de Turismo Rural de Campo Gran

  
  

Evento acontece nesta quarta (28), serão discutidas as potencialidades da capital para esse segmento de turismo ==

Tatiana Martins

Campo Grande - Nesta quarta-feira (28), será realizado 1º Workshop de Turismo Rural de Campo Grande (MS). No evento, serão discutidas as potencialidades da capital para esse segmento de turismo. O Sebrae em Mato Grosso do Sul é um dos parceiros do evento, que acontece das 8h às 18h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O workshop é promovido pela Secretaria Municipal de Fomento ao Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo Ciência e Tecnologia (Satur).

Para o superintendente do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Cláudio George Mendonça, a Instituição pretende apoiar esse segmento, pois Mato Grosso do Sul tem um potencial muito grande a ser explorado com o turismo rural. “No Estado, o turismo rural é desenvolvido explorando, basicamente, a fauna e a flora das propriedades. Ainda falta utilizar melhor a potencialidade dessas propriedades, como a produção de doces, comidas e produtos típicos”, explica.

Ele informa que o Sebrae atende vários setores do agronegócio, como piscicultura, apicultura, ovinocaprinocultura, lácteo e fruticultura. “Precisamos aliar os produtores com o turismo rural. É preciso um programa de integração, que pense todos os aspectos ligados ao turismo rural e estabeleça metas para o seu desenvolvimento”, comenta.

O Sebrae participou do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Rural, em parceria com outras instituições. O objetivo do projeto foi identificar a realidade das fazendas que atuam no turismo rural, visando coletar elementos para avaliação, planejamento e direcionamento de ações, promovendo o desenvolvimento sustentável do turismo no espaço rural.

Entre as ações realizadas, aconteceram visitas técnicas em propriedades rurais no Rio Grande do Sul e em Portugal, realização do Seminário Estadual de Turismo Rural, capacitação aos empresários e funcionários das fazendas do Estado, participação nas edições da Feira Nacional de Turismo Rural, em São Paulo, além da efetivação das rotas: Pantaneira, do Correntoso e Caminhos do Pantanal. “Podemos também ajudar o proprietário a identificar potencialidades para a implantação do turismo, bem como a elaboração de um plano de negócios para gerenciamento e integração do turismo com o agronegócio na fazenda”, acrescenta o superintendente.

Para participar do workshop, os interessados devem levar dois quilos de alimentos não-perecível. Esse evento é uma continuação da 1ª Oficina de Sensibilização do Turismo Rural, realizada em setembro de 2006.

Serviço:
Sebrae em Mato Grosso do Sul - (67) 2106-5511

Fonte: SEBRAE

  
  

Publicado por em

Vanda ferreira bugra sarara

Vanda ferreira bugra sarara

6/8/2009 11:59:54
Olá, retorno para fazer referência sobre a atividade turística: Turismo caminha, necessariamente, de mãos dadas com a cultura local. Tudo é muito simples e existe uma variedade de modelos... Poderemos inovar! Eu por exemplo, criei Roda de Prosa na arena onde falamos sobre literatura, música, história, causos, meio-ambiente entre outras pautas... Abraço

myk

myk

Exempls como nos orgulham muito. Obrigado pelo incentivo.
Vanda ferreira

Vanda ferreira

25/8/2008 20:46:59
olá... parabenizo pela página... a propósito o q eu acho? bom, sobre turismo rural acho que existe exclusivamente para proporcionar convivência com o ambiente natural, e os atores envolvidos necessariamente têm que passar por sensibilização, educação ambiental... bem aí acho eu que tem muito furo, até mesmo de quem está no comando, criando roteiros... abraço