Notícias > Turismo > Turismo rural > 

2ª Feiratur que acontecerá em São Paulo mostrará a força do turismo rural

Cheiro de terra, um café no bule, um pedaço de bolo fresco, uma moda de viola. Quem se deixa transportar para um sítio no pé da serra só de ouvir falar nessas coisas, é bom que saiba: as muitas estradas que levam às coisas boas do campo podem ser conhecid

14 de Novembro de 2005.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Cheiro de terra, um café no bule, um pedaço de bolo fresco, uma moda de viola. Quem se deixa transportar para um sítio no pé da serra só de ouvir falar nessas coisas, é bom que saiba: as muitas estradas que levam às coisas boas do campo podem ser conhecidas na 2ª Feiratur-Feira Nacional de Turismo Rural, que acontece entre 25 e 27/11, no Parque da Água Branca, em São Paulo-SP.

O evento será aberto no dia 25/11 (sexta-feira) a profissionais e empresários, das 9 às 18h; e nos dias 26 e 27/11 para o público em geral, no mesmo horário. A entrada é gratuita.

A 2ª Feiratur-Feira Nacional de Turismo Rural é promovida pela Abraturr-Associação Brasileira de Turismo Rural, entidade oficial do setor com assento no Conselho Nacional de Turismo do Ministério do Turismo.

O evento reunirá em São Paulo os produtos e serviços de turismo rural de 16 estados brasileiros, divididos por regiões e áreas temáticas. Estarão presentes cerca de 180 expositores que representam todos os agentes do setor, entre hotéis-fazenda, pousadas, roteiros, prefeituras e órgãos de turismo das cidades-destino, operadoras e agências de turismo, empresas de produtos, equipamentos e serviços voltados ao empreendimento de turismo rural e agroturismo, entre outros.

Destacam-se aqui os empreendimentos e atividades que compõem o universo do turismo rural - hotéis-fazenda e fazendas históricas, empresas promotoras de cavalgadas, pesqueiros, gastronomia rural, turismo rural pedagógico e agroturismo (visitação de locais de produção agropecuária com envolvimento do turista nas atividades).

Durante a 2ª Feiratur acontecem também a Reunião Nacional Abraturr, com lideranças nacionais do turismo rural, a Reunião do Grupo Técnico de Turismo Rural do Ministério do Turismo e a Reunião da Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural do Estado de São Paulo.

O ministro do Turismo Walfrido Mares Guia é aguardado no dia 24/11, quando acontece a cerimônia de abertura da 2ª Feiratur. O Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Milton Zuanazzi, o secretário do Turismo do estado de São Paulo Fernando Longo, o secretario da Agricultura do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza também participam do evento, entre outros representantes de governos e prefeituras.

Prêmio Brasil Rural

A Abraturr acaba de instituir o Prêmio Brasil Rural que este ano vai homenagear personalidades ou entidades cujo trabalho contribua significativamente para a difusão e preservação da cultura e das tradições do turismo no meio rural, bem como para seu desenvolvimento.

Receberão o prêmio durante a 2ª Feiratur a cantora e apresentadora Inezita Barroso, o diretor técnico do Sebrae nacional Luiz Carlos Barboza e o programa Globo Rural, da Rede Globo de Televisão. O ex-presidente da Abraturr e pioneiro do turismo rural brasileiro, Renato Bravo, morto em 2005 também vai ser homenageado com o prêmio, que será entregue à família.

A edição número dois da Feiratur acontece no momento em que o turismo rural experimenta seu maior crescimento no Brasil.

O segmento é o de maior expansão dentro da atividade do turismo, segundo o ministério, crescendo consistentes 15% ao ano. No resto do mundo, o interesse também não é pequeno. A Organização Mundial do Turismo estima que pelo menos 3% dos turistas do planeta pensam em destinos rurais ao planejar suas viagens.

`A feira é a primeira ação concreta da Abraturr, é um produto efetivo que a associação conseguiu como demonstração de força dos agentes do turismo rural. Nesta segunda edição esperamos avançar muito. Contamos com a presença de 50 mil pessoas na Feiratur`, diz o presidente da Abraturr nacional, Carlos Solera.

Fonte: ADS Assessoria de Comunicações

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Assinado protocolo para o Desenvolvimento do Turismo Rural BrasileiroTurismo Rural tem espaço próprio na II Feira da Agricultura Familiar

 

editar    editar    editar    68 visitas    0 comentários