Notícias > Turismo > Turismo rural > 

Agricultura semeando o turismo

Saiu o resultado da pré-seleção de empreendimentos da agricultura familiar no projeto Talentos do Brasil Rural - eixo produtos

2 de Dezembro de 2010.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Cerca de 20 mil famílias de agricultores familiares, vinculadas a 99 centrais, cooperativas, associações e empresas, deverão ser contempladas pelo eixo “produtos” do projeto Talentos do Brasil Rural. A chamada pública do projeto, que recebeu 205 propostas entre setembro e novembro, pré-selecionou 99 empreendimentos, contemplando agricultores familiares e povos de comunidades tradicionais, como extrativistas, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

Os pré-selecionados devem enviar a documentação completa até 14 de janeiro para completar sua inscrição. A relação dos habilitados será divulgada em 20 de janeiro de 2011. Veja AQUI a lista dos pré-selecionados.

O objetivo da chamada Talentos do Brasil Rural – eixo produtos foi a de classificar e selecionar empreendimentos constituídos por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais das cinco regiões brasileiras que trabalham com cosméticos, decorativos e utilitários (artesanato), alimentos e bebidas.
“O intuito é destacar a oferta de produtos diferenciados nos estabelecimentos que serão frequentados por turistas durante a Copa de 2014, de forma a agregar valor à oferta turística brasileira e inserir seus produtos neste mercado”, destacou a coordenadora-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Sáskia Lima.

Na área de alimentos e bebidas, os empreendimentos pré-selecionados trabalham com produtos como mel, babaçu, castanha de caju, castanha-do-brasil, baru, pequi, guaraná, pinhão, erva-mate, queijos, leite, cachaça, vinhos, variados tipos de geléias, sucos e polpas da biodiversidade brasileira.

Na área de decorativos e utilitários, foram selecionados empreendimentos que trabalham com matérias-primas como buriti, sisal, taboa, carnaúba, capim-dourado, indaiá, cipó, fibra de bananeira, restos florestais, entre outros.

No setor de cosméticos, os empreendimentos produzem sabonetes, xampus, condicionadores e cremes de matérias da sociobiodiversidade tais como babaçu, gueroba, castanha-do-brasil, andiroba, copaíba, cumaru, pau-rosa, breu-branco, mel, entre outros.

Talentos do Brasil Rural - O projeto Talentos do Brasil Rural tem dois eixos de atuação: o de produtos, para apoiar empreendimentos que produzam alimentos e bebidas, cosméticos e decorativos e utilitários; e o de serviços, para apoiar roteiros turísticos (VEJA AQUI CHAMADA DO EIXO “SERVIÇOS). O projeto é uma parceria entre o Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Meio Ambiente, Sebrae Nacional, Sebrae RS e Agência de Cooperação Alemã, e conta com investimento de mais de R$ 3 milhões.

Fonte: MTur

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Porto Alegre: Domingo no Campo retornará dia 9 de janeiroPorto Alegre: vinhos coloniais e pães caseiros

 

editar    editar    editar    0 visitas    0 comentários